Nas últimas semanas, São Lourenço do Sul viu o número de casos de Covid-19 sofrer uma diminuição. Nos meses de julho e agosto já chegou a ser registrado 13 casos ativos em um dia, agora a média é de um caso por dia.
A secretária de Saúde, Adriane Huber Martins, afirma que quando aconteceu o fechamento total dos estabelecimentos e escolas, em março, a curva de contágio foi jogada mais para frente e, com isso, já se sabia que em julho e agosto seriam os com maior número de contágio. Além disso, nos meses de inverno as doenças respiratórias são mais comuns e com o vírus circulando, aumenta a contaminação. Nas primeiras semanas de setembro, foi registrado um alto índice de contágio, porém, conforme o clima foi aquecendo, os casos foram diminuindo.
“Ainda não vencemos a guerra, só estamos em um momento muito esperançoso”, afirma Adriane sobre a população lourenciana estar vivendo com um clima de liberação.
Ela recomenda que os cuidados essenciais devem ser seguidos, como o uso de máscaras, o distanciamento social, evitar horários de pico em estabelecimentos comerciais e outras normas de segurança.