Nova agroindústria é inaugurada em São Lourenço do Sul

Na ocasião, os proprietários apresentaram a agroindústria aos visitantes. (Foto: Divulgação)

Na manhã de quarta-feira (21) foi realizada a inauguração de mais uma agroindústria no município. De propriedade da família Scheer (César Scheer, Adriana Igansi Scheer e filhos) a Agrischeer é voltada para produtos de origem vegetal, como compotas, schimiers, picles, doces entre outros. Está localizada no Espinilho, interior do município.

O início de tudo se deu a partir da necessidade de desenvolver uma alternativa à cultura do tabaco. A família iniciou em 2017 a produção de frutas e hortaliças para programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), feira municipal, mercados locais e viu a oportunidade de fazer a transformação da produção excedente.

A partir disso teve apoio de diversas entidades, entre elas Emater/RS-Ascar, sindicatos e cooperativas para elaborar o projeto que daria forma ao empreendimento. O trabalho da Emater foi de realizar o cadastro da família no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) e toda orientação técnica, cálculos nutricionais, elaboração de rótulos, execução da obra, encaminhamento para vistoria junto a Secretaria Estadual da Saúde, por exemplo.

A agroindústria já recebeu o alvará sanitário, que atesta que o empreendimento está habilitado a produzir com qualidade e permite a produção e comercialização dos produtos. Durante a inauguração foi apresentada a história da empresa e os proprietários conduziram os visitantes por uma visita ao local e, em seguida, houve uma confraternização com diversos produtos coloniais.

Participaram do ato o prefeito Rudinei Härter (PDT), o vice-prefeito Cléo Uarhte (PDT), a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Fernanda Helms, a equipe da Emater, presidente do Sindicato Rural, Ricardo Serpa, do Conselho Agropecuário Municipal (Capec), Enio Ritter e outras autoridades.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome