
Os primeiros 100 dias do segundo mandato do prefeito Rudinei Härter foram marcados por ações voltadas à saúde e à renovação do parque de máquinas. O chefe do Executivo conversou com o Jornal Tradição Regional em virtude do aniversário do município para fazer um balanço das ações realizadas e falou sobre os planos da gestão “São Lourenço tem futuro”.
A saúde continua sendo prioridade
Härter explica que assim como no primeiro mandato, a principal ação neste ano tem sido continuar no combate da Covid-19. Ressalta que a atuação tem sido satisfatória, se comparada com os municípios vizinhos. O município de mais de 40 mil habitantes registrou, até o momento, cerca de 2.500 pessoas infectadas pelo vírus. Atualmente, a prioridade é a compra e a aplicação das vacinas. O prefeito destaca a rapidez com que as pessoas são atendidas no drive-thru, com tempo de espera de 15 a 30 minutos.
Parque de máquinas recebe novos equipamentos
Nos primeiros 100 dias, o município recebeu quatro novos equipamentos, através de compra e emendas, uma pá-carregadeira, um caminhão-tanque para abastecer os equipamentos que ficam no meio rural, uma motoniveladora, e um micro-ônibus destinado à Secretária de Saúde. Ainda, há a previsão de chegada de um caminhão-tanque para transporte de água, uma patrola, caminhões de lixo e caçambas para transportar cascalho.
Härter explica que os caminhões são antigos e precisam frequentemente de manutenções, o que acaba atrasando o serviço, e por isso ele julga necessário a renovação destes equipamentos.
Ampliação do campus da FURG é renovação de esperanças
Transformar São Lourenço do Sul em uma cidade universitária é um dos planos de governo. A ampliação do campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), segundo o prefeito, é um projeto que gera bastante expectativa, pois irá modernizar e abrir mais possibilidades na cidade. O próximo espaço será maior e todo destinado à universidade.
A área para instalação já está adquirida e cercada, a instalação de água está pronta, o pórtico está em fase final, faltando apenas a pavimentação da rua e a instalação de energia elétrica que estão sendo planejadas. As obras devem ser retomadas em breve, pois estão paradas devido à pandemia.
Agricultura será a principal fonte de receita neste ano
Em um ano com a arrecadação prejudicada por causa do coronavírus e a economia passando por momentos de dificuldade, a expectativa de recuperação está voltada ao setor primário. As chuvas regulares e o sol na medida certa fazem com que a safra 2020/2021 seja cheia, com recordes de colheita. O município tem uma grande área agrícola e culturas diversas, como arroz e soja possuindo áreas de solo mais plano, tabaco, milho e também soja em propriedades de agricultura familiar, além de hortifrutigranjeiros e agroindústrias.
Para auxiliar no escoamento da produção, Härter se propõe a ajudar a Secretária de Desenvolvimento Rural a manter as estradas, bueiros e pontes sempre em boas condições de trafegabilidade.
Expectativas para a volta do turismo
O município também se destaca pelo turismo. As belas e calmas praias são um convite para lourencianos e visitantes. O turismo foi afetado pela pandemia, com períodos de praia fechada e horários restritos de visitação.
No entanto, para os próximos anos, os planos do Executivo são de continuar incentivando o turismo, chamando mais pessoas através de eventos e outras atividades.
Pavimentação e finalização de obras
A pavimentação de ruas é destaque da gestão anterior. Nestes quatro próximos anos de governo, o objetivo é aumentar o número de ruas pavimentadas. Um dos projetos é pavimentar as vilas e bairros em que há maior vulnerabilidade social, com o objetivo de organizar as ruas com meio-fio e calçadas para tornar estes lugares mais confortáveis para os moradores.
Outro compromisso do governo é finalizar as obras paradas, como da quadra de esportes do bairro Lomba, Arena da Barrinha e o Centro de Convenções, que foram iniciadas em governos anteriores. O chefe do Executivo comenta que o valor licitado naquela época não corresponde aos custos de hoje, mas para que as obras saiam do papel foi realizada uma atualização dos projetos, e agora estão em processo de licitação esperando uma empresa assumir a obra.
Desafio esportivo marca as comemorações dos 137 anos de emancipação
Para comemorar o aniversário da cidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, com execução da Coordenadoria de Desporto de Departamento de Comunicação (Decom), organizou o “Desafio Esportivo Virtual”, para incentivar a prática esportiva. Aconteceram provas de corrida, caminhada, ciclismo, windsurf e kitesurf – todas individualmente e rastreadas através de aplicativos esportivos.
Os atletas que completaram as provas ganharam medalha de participação no desafio, que poderá ser retirada junto à Coordenadoria de Desporto, mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível (não obrigatório).