Conheça os candidatos das eleições municipais de São Lourenço do Sul

Foto: Divulgação

Nesse domingo (27) iniciaram as campanhas eleitorais do pleito municipal de 2020. Em São Lourenço do Sul, são 110 candidatos, sendo seis para prefeito, seis para vice-prefeito e 98 para vereador(a), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A maioria entre os candidatos, 60,9%, são do sexo masculino. Mesmo as mulheres sendo minoria nestas eleições, a porcentagem de participação feminina aumentou, em 2016 eram 35% de mulheres, neste ano, 39,1%.

Sobre a idade dos candidatos, a faixa etária com maior número é de 40 a 45 anos, com 20 candidatos. No município há uma grande busca pela renovação da política, visto que dois candidatos a vice-prefeito têm menos de 30 anos, já no percentual total os candidatos jovens representam 8,19%.

Quanto a ocupação dos candidatos, 10% são aposentados, 9% são agricultores e 7% são empresários e professores de ensino fundamental, os demais ocupam outros cargos, como dona de casa e advogado.

A legislação eleitoral proibiu neste ano a coligação de partidos nas candidaturas a vereador(a), por isso, houve um aumento no número de candidatos para esse cargo. Em 2016 eram 90 concorrentes, neste ano, são 98. São 11 vagas na Câmara de Vereadores, o que representa 8,9 candidatos por vaga.

O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), são os que mais possuem candidatos a vereador, ambos com 17 nomes. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Progressistas (PP) apresentam 16 nomes. O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) apresenta 14 candidatos. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) 13 candidatos. O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) com 4 nomes, e o Podemos (PODE) com 3 candidatos a vereança.

Para o cargo de chefe do executivo lourenciano concorrem seis chapas. Carmem Rosane Roveré e Gabriella Freitas pelo PSB, Emilio Lessa e Guilherme Roveré Soares pelo PSDB, Márcia Lucas e Ellemar Wojahn pelo PT, Adelar Rozin e Patrícia Costa pelo PODE, Rudinei Härter e Cléo Uarthe representam a coligação PDT – Partido Liberal (PL) – Partido Social Liberal (PSL), e Tonho Lessa e Dari Pagel pela coligação Juntos somos + fortes (MDB, PP e PRTB).

As informações de cada candidato podem ser acessadas no portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.

Mais informações e estatísticas podem ser acessadas no site do TSE

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome