Promover a aproximação dos lourencianos da Câmara de Vereadores é um dos compromissos do presidente da gestão 2023, Renan Hartwig (Progressistas). Aos 33 anos, ele conta que é um dos presidentes mais jovens a presidir a Câmara e que é uma responsabilidade enorme comandar esse trabalho. Na sua visão, o principal compromisso da Câmara é fiscalizar, independente do prefeito que ocupa o cargo, os projetos, valores, e em que o dinheiro está sendo investido. Além disso, deve contribuir com o município com projetos relevantes e escutar a comunidade para saber quais são os assuntos mais importantes a serem tratados pela Casa.
Para cumprir este objetivo, o presidente tem realizado uma série de ações. Uma delas é a criação da Câmara Mirim, em parceria com a Secretaria de Educação, em que alunos do ensino fundamental das escolas públicas do interior e da cidade irão atuar como vereadores mirins. Cada escola irá escolher dois representantes através de uma eleição, movimentando toda a classe escolar. A posse dos eleitos em cada escola irá acontecer no dia 5 de junho, e depois disso, uma vez por mês os vereadores mirins irão se reunir em uma sessão e trazer os assuntos da escola e da localidade. Essas demandas serão levadas à direção da Casa, que irá encaminhar para os setores competentes. Hartwig explica que o objetivo é trazer os jovens mais perto da política. Quando ele foi até as escolas explicar o projeto, relata ter sido recebido com muito entusiasmo e que muitos alunos levaram questionamentos, mostrando interesse em conhecer o trabalho da Câmara mais de perto.
Para facilitar o acesso à informação, foi criado um WhatsApp para a Câmara, visto que este é um dos meios mais utilizados para comunicação, sendo de fácil acesso para quase toda a população. Através do número (53) 3251-2305 é possível consultar situação de projetos, esclarecer dúvidas e conseguir números de telefones dos vereadores. Além disso, o parlamentar pretende levar a Câmara de Vereadores até os eventos, para estarem mais próximos das pessoas. A ideia é ter um estande onde os vereadores recepcionem a população e tirem dúvidas.
Um dos papeis mais importantes da Câmara é o de fiscalizar, e para isso são criadas as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). Neste ano, os vereadores criaram uma CPI para investigar o contrato da Prefeitura Municipal com uma organização social que vem sendo investigada pela Polícia Federal (PF) por irregularidades. Os vereadores estão aguardando todos os documentos da PF para fazer a revisão.
Atender as necessidades da população é outro ponto importante. Neste ano já foram realizadas diversas audiências sobre assuntos que impactam na vida do lourenciano.
Podem ser citadas as realizadas com a Coordenadoria Regional de Educação sobre o transporte escolar, com a CEEE Grupo Equatorial sobre as frequentes quedas de energia elétrica em todo município e com a Santa Casa sobre a questão financeira da instituição. Além dessas, outras estão sendo planejadas. Inclusive, um dos objetivos é levar as audiências públicas mais próximas da comunidade, ampliando a discussão para fora do plenário, mais perto do povo.
Uma das metas é fazer o projeto da nova sede da Câmara de Vereadores. Atualmente, a Casa está em um prédio alugado, em que são gastos mais de R$ 200 mil por ano em aluguel. A Câmara possui um terreno próprio onde pretende construir a sede, mas neste espaço há uma casa em ruínas que é um patrimônio tombado, a casa é a segunda construção registrada na cidade. E como ela não pode ser derrubada, Hartwig conta que entrou em contato com a arquiteta Simone Neutzling, de Pelotas, que é especialista em restauração de patrimônio cultural para fazer o projeto de reparo e construção do novo prédio, de modo a viabilizar e dar andamento na construção.
Ao final da entrevista, o presidente da Câmara ainda deixou uma mensagem à população lourenciana. “Parabenizando o Município de São Lourenço do Sul pelos 139 anos de Emancipação Política, deixo aqui minha homenagem a este lugar cheio de histórias, belas praias e povo hospitaleiro e coloco a Câmara Municipal, assim como a minha pessoa à disposição de todos, visando cada vez mais aproximar a população desta Casa Legislativa”.