Com o objetivo de ser um agricultor na Câmara de Vereadores, o vereador Luiz Weber (PT) concorreu pela primeira vez nas eleições de 2008. Hoje ele está em seu quarto mandato, e explica que está dando sequência ao trabalho realizado nos demais, com foco principal no desenvolvimento da agricultura familiar e discussão de pautas regionais, que não visam apenas o desenvolvimento do município, mas de toda região. “Sempre pensando na questão coletiva das ações”, afirma.
Sua principal crítica é voltada à visão que os governos municipal, estadual e federal possuem sobre a agricultura familiar. “Agricultura familiar não pode ser tratada da mesma forma que o agronegócio”, explica Weber. Ele diz que na sua visão o governo estadual não possui ações que envolvem a pequena propriedade e o Plano Safra lançado nas últimas semanas pelo governo federal possui juros altos e nenhuma mudança nos últimos quatro anos. Weber afirma que o importante seria implementar financiamentos com juros subsidiados.
Em relação ao governo municipal sua crítica é ao parque de máquinas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, visto que segundo ele, não houve uma ação incisiva. “Estradas de qualidade é o mínimo que o município pode oferecer”, explica. Nesse sentido ele tem buscado através de emendas parlamentares a compra de máquinas novas para garantir uma infraestrutura rural melhor.
Mas além da agricultura familiar, a área da saúde também é uma preocupação do vereador. Ele ressalta que as políticas públicas precisam atender todos os cidadãos, para que as pessoas não precisem procurar vereadores e outras autoridades para fazer o seu direito valer. Outro debate em relação à saúde é o rompimento da Prefeitura Municipal com o Pronto Socorro da Santa Casa, que desloca o serviço de pronto atendimento para o posto de saúde central. A preocupação de Weber é que esta ação deixe as pessoas confusas ao procurar um atendimento médico, pois segundo ele serão criados dois setores para atender o mesmo público, e nessa busca por atendimento pode ser perdida uma vida.
Esta preocupação com a saúde também esteve com ele quando ocupou o cargo de presidente da mesa diretora da Câmara, durante os anos de 2019 e 2020. No final do mandato, Weber disponibilizou R$ 1 milhão para o Executivo usar na compra de vacinas.
Pré-candidato a deputado federal
Perguntado sobre os planos para o futuro, Weber explica que seu desejo é que todos os governantes enxerguem as necessidades da agricultura familiar e do pequeno produtor. Por isso, ele também está colocando seu nome à disposição do partido como pré-candidato a deputado federal, para assim levar essa discussão para o âmbito federal e ser uma representação efetiva da região. Ele explica que poucos governantes possuem conhecimento do que é a realidade de uma pequena propriedade rural, e por isso, é tão importante ter essa representação.