
Ser representante de um evento é uma tarefa muito importante e um sonho para muitas jovens. Uns dos mais tradicionais concursos de beleza de São Lourenço do Sul, o Rainha do Colono e do Motorista, escolhe as representantes que irão divulgar a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão e levar o nome dessas classes por onde passarem por cerca de um ano. São mais de cinco décadas de história e cada soberana que usa a faixa dos Concursos carrega consigo sonhos e objetivos pessoais que são realizados através deles.
No próximo dia 28, acontece a Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão e a corte 2023/2024 irá entregar os títulos para as próximas soberanas, mas seus legados ficarão na história.
Adriele Fernanda Bork – Rainha do Colono
Sua ligação com os Colonos e Motoristas vem desde o nascimento. Adriele é filha de Fabiane e Carlos Bork, tem 18 anos e faz aniversário no dia 25 de julho. Desde criança frequenta as festas da Coxilha do Barão e, hoje, é uma honra para ela carregar o manto e poder representar a festa e essas classes tão batalhadoras. “Conheço as dificuldades do dia a dia de um agricultor, inclusive exerço essa profissão plantando tabaco”, ressalta. A jovem conta que nunca tinha participado de outro concurso porque ser Soberana do Colono sempre foi seu maior sonho. “Foi um reinado incrível, inexplicável cada momento, um ano cheio de emoções, a amizade e o companheirismo das meninas da corte levarei sempre em meu coração. Hoje sinto meu sonho realizado”.
Andrine Becker Peter – Rainha do Motorista
Um sonho que vem de família. Andrine tem 23 anos, é filha de Cintia e Rui Peter. Ela conta que a festa tem um valor especial para a família e desde criança participa do evento. O trabalho do pai, que é motorista de caminhão há anos, que a motivou a concorrer como Rainha do Motorista. E ter seu sonho realizado é uma alegria imensa. Com o reinado finalizando, Andrine conta que só tem a agradecer. “Foi uma experiência única, fiz amizades, conheci muitas pessoas e acredito que também aprendi a me expressar melhor em público. Só tenho a agradecer por ter tido essa oportunidade de entrar para história dessa festa tão grandiosa”.
Flaviane Petry Armesto – Princesa do Colono
Desistir não é uma opção quando se tem um grande sonho. Flaviane tem 21 anos, é filha de Rosane Petry e Flávio Armesto. A jovem relata que sempre acompanhou os concursos e ficava pensando como seria gratificante poder representar a todos os colonos. Na primeira participação ela não foi coroada, mas na segunda tentativa, foi eleita princesa. “Desde criança eu já acompanhava o trabalho da minha família no campo, sei que não é fácil”. Flaviane destaca que tem muito orgulho de representar a família e agradece o apoio. “Criei uma grande amizade com as gurias da minha corte. Poder realizar esse sonho ao lado delas foi maravilhoso, cada momento é único, cada festa, cada foto, nessa trajetória foi um reinado lindo e leve”.
Karen Böhlke Thurow – Princesa do Colono
Um sonho de infância. Karen tem 20 anos, é filha de Simone e Eduardo Thurow. Quando criança, em 2009, foi coroada na escola que estudava como Rainha da Colônia. No mesmo ano, a representante do seu distrito foi coroada Rainha da Colônia da Coxilha. Desta forma, ela viu que o seu sonho era possível. Para a jovem, é uma honra representar seus pais e seus avós, que são agricultores, e entende as lutas desta classe porque acompanha os familiares na lida desde pequena. Karen conta que foi morar na cidade para estudar, mas retornou à colônia, pois percebeu que o interior é seu lugar favorito de viver. Do concurso, ela afirma que levará as memórias, amizades e tudo que a ajudou no seu crescimento pessoal e profissional.
Andriéli Wolter – Princesa do Motorista
Sobre levar sua cultura por onde for. Andriéli tem 19 anos, é filha de Marli e Lico Wolter. A jovem comenta que sua maior motivação foi levar o nome da festa e a língua pomerana por onde cruzasse caminho. Além disso, um sonho que vem sendo trabalhado desde criança, quando brincava de ser princesa treinando discursos e desfilando em frente ao espelho. Hoje, é ela quem recebe o olhar admirado das crianças que sonham com isso. Para Andriéli, representar os motoristas é uma honra. “Devemos muito valorizar quem traz o alimento até nossa mesa”, ressalta. Com o fim do reinado se aproximando, ela afirma que irá levar consigo as amizades que fez neste ano e a perseverança daquela Andriéli de 12 meses atrás, quando se inscreveu no concurso.
Paula Priebe Sell – Princesa do Motorista
Quando o sonho de ser princesa se torna real. Paula tem 16 anos, é filha de Carmen Luisa Priebe e Edelando Sell. Ela relata também que desde criança foi apaixonada pelo mundo das soberanas e dos desfiles. O Concurso foi a sua primeira experiência. Ela o escolheu pela sua ligação com a agricultura e com os motoristas. “Representar essas duas classes importantíssimas foi incrível, uma honra ter feito parte dessa história. Só consigo sentir gratidão por todos esses momentos que tive como princesa, em ter ido em muitas festas e eventos e em ter conseguido aproveitar tanto”. A jovem destaca a gratidão pelas amizades que conquistou ao longo do reinado com a sua corte, por ter conhecido pessoas especiais e pelo apoio recebido da torcida e, principalmente, da família – sua maior motivação.