São Lourenço do Sul: Lagoa dos Patos apresenta variação de 4cm nas últimas horas

Segundo o governo municipal, são mais de 80 pessoas em abrigos provisórios e pelo menos 300 pessoas desalojadas, além dos demais transtornos ocorridos na zona rural do município. (Foto: Daniela Alves/Prefeitura de São Lourenço do Sul)

O boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de São Lourenço do Sul, na manhã desta quarta-feira (8), aponta que a Lagoa dos Patos está a 2,31 metros acima do normal. Houve oscilação nas medições realizadas entre a madrugada e o começo da manhã, variando entre 2,28 metros e 2,32 metros. O apontamento é realizado na régua do Largo Laura Abreu.

O prefeito Rudinei Harter (PDT) assinou na tarde de terça-feira (7) o Decreto nº 6.452 que declara situação de emergência no município devido às condições climáticas e hidrográficas dos últimos dias. Segundo o governo municipal, são mais de 80 pessoas em abrigos provisórios e pelo menos 300 pessoas desalojadas, além dos demais transtornos ocorridos na zona rural, afetando também toda a cadeia produtiva do município.

A Sala de Situação do Estado projeta elevação de até 3 metros na Lagoa dos Patos nos próximos dias. A mudança na direção dos ventos colabora para a elevada das águas na região costeira da lagoa.

A orientação da Prefeitura é para que a população que vive em áreas de risco deixe suas casas e procure abrigo em locais seguros.

As aulas na Rede Municipal estão suspensas tanto na cidade quanto na zoa rural do município.

As pessoas interessadas em auxiliar com doações podem se direcionar até a sede da Prefeitura, na Rua Cel. Alfredo Born, nº 202, centro (portão lateral), ou ao Esporte Clube São Lourenço, na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 643, no centro. Neste momento, são necessários colchões, roupas de cama, travesseiros, lençóis, embalagem de marmitex, café em pó solúvel e legumes.

O município dispõe de abrigo na Comunidade Medianeira, na rua Osvaldo Cruz, nº 212, bairro Medianeira. O Centro de Convivência Conviver, situado na rua Marechal Floriano, nº 3.457, no bairro Medianeira, e a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na rua Santa Cruz, nº 267, no bairro Lomba, estão lotados atualmente.

Consumo consciente de água
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Prefeitura recomendam à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias no intuito de evitar que falte o serviço novamente em locais onde a água já foi restabelecida.
A empresa está colocando em uso dois reservatórios de água tratada de 10 mil litros cada para atender o município e um caminhão-pipa. Também estão sendo tomadas medidas para preservar motores reserva na captação de água bruta no Arroio São Lourenço.
Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome