
Na tarde de quinta-feira (10), aconteceu a reunião de prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) na Arena de Eventos do 3º Festival de Inverno Lourenciano, promovido pela Associação Comercial e Industrial/ Câmara dos Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) de São Lourenço do Sul, na Praça Central Dedê Serpa.
O encontro teve a presença de prefeitos e vice-prefeitos, representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos do RS (Agergs) e do governo do Estado.
“É o terceiro evento que a gente faz com a participação dos prefeitos da Azonasul e sempre com aquela busca de que algo daqui possa ser utilizado para o desenvolvimento da região” disse o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter (PDT).
Entre as pautas da reunião esteve a qualidade da distribuição de energia elétrica nos municípios da região, prestados pela CEEE Equatorial, apresentação de um projeto de telemedicina formulado em Pelotas, que visa agregar outros municípios, e os projetos do governo do Estado voltado à saúde que estãono Plano Plunianual (PPA).
“Um belo exemplo de parceria pública e privada está acontecendo aqui nessa cidade. Às vezes a gente acha difícil que isso aconteça e aqui estão os dois exemplos que fizeram isso acontecer, então eu quero dar os parabéns em nome da Azonasul”, destacou o presidente da Azonasul, Marco Antonio Barbosa (União), prefeito do Chuí.
Saúde
Durante a reunião, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, anunciou que até o início de setembro, o governo do Estado deve comunicar o investimento de R$ 30 milhões para melhorar a estrutura dos hospitais de pequeno porte, com até 50 leitos, no Rio Grande do Sul.
A titular pasta destacou a união do Estado com os municípios no atendimento às demandas e na criação de políticas públicas.
“É fundamental que melhoremos a estrutura dos pequenos hospitais, até para desafogar o atendimento dos grandes”, explicou Arita. Ela indicou ainda que os recursos deverão ser usados tanto em compra de equipamentos como em reformas.
A secretária também destacou o apoio do Estado à melhoria da estrutura das unidades básicas de saúde, voltadas para atenção primária. Em 2023, R$ 30 milhões serão repassados aos municípios pelo programa Avançar. Os recursos servirão para reforma e ampliação de 100 UBS que fazem parte da Rede Bem Cuidar.
Arita destacou a proposta de transferência de recursos aos consórcios de saúde municipais para a oferta da Telemedicina e de serviços para atender vazios assistenciais no Estado. Tratou também de iniciativas como a criação de sete centros macrorregionais de atenção à saúde da mulher e de 30 centros de atendimento ao idoso.
“Temos problemas para enfrentar, mas é como diz o slogan da gestão: o futuro nos une. Juntos, Estado e municípios podem fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Em seguida, foi realizada a entrega dos certificados de UBS Amiga do Idoso a 12 unidades básicas de saúde do Sul do Estado que fazem parte da Rede Bem Cuidar e que alcançaram indicadores para a promoção do envelhecimento saudável. Cinco delas receberam o Selo Bronze, primeiro nível da certificação; outras sete ganharam o Selo Prata, que atesta a conquista de um conjunto mais avançado de ações.
Com informações da Assessoria de Imprensa
Confira as UBS certificadas
Selo Prata
Chuí
Morro Redondo
Pedras Altas
Pinheiro Machado
Rio Grande
São José do Norte
Turuçu
Selo Bronze
Capão do Leão
Pedro Osório
Pelotas
Rio Grande
Piratini