*Com informações da Assessoria de Imprensa
Na terça-feira (1º), o prefeito de São Lourenço do Sul, Rudinei Härter, assinou um decreto que flexibiliza as ações propostas pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) para a região. Com isso, o município permite o funcionamento das atividades econômicas nos próximos dias, no entanto, com mais restrições.
A decisão se baseia nas boas práticas percebidas nos estabelecimentos comerciais e o fato de ser começo de mês, o que aumenta o número de pessoas. Reduzindo os dias, consequentemente se teria uma maior movimentação de pessoas na quarta-feira, assim como observado na terça-feira.
O novo decreto estabelece regras até o dia 13 de junho. Todas as atividades estão proibidas entre 22h e 6h da manhã, com exceção dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares (que deverão fechar as portas às 21h e poderão funcionar com clientes no local até 22h). Estão proibidas em qualquer horário aglomerações e presença de pessoas em locais públicos, prática de esportes coletivos em espaços públicos e privados.
No comércio e outras atividades de atendimento ao público, é limitada apenas a entrada de uma pessoa por família, e um cliente por atendente. Está permitida a realização de missas e cultos, mas com apenas 25% da capacidade do espaço.
O comércio e atividades consideradas essenciais podem permanecer em funcionamento sem restrição de horário, como por exemplo, farmácias, drogarias, consultórios médicos ou veterinários, serviço de manutenção, transporte coletivo, e outros. Confira a lista completa.