Nutricionista dá dicas de como manter a alimentação saudável no verão

Ana Paula Spiering fala sobre hábitos alimentares durante a estação mais quente do ano (Foto: Divulgação)

Com a chegada de uma nova estação, é comum mudar os hábitos e se adaptar ao novo clima. No verão, as temperaturas mais quentes e os dias mais longos proporcionam momentos de lazer, além de que muitas pessoas aproveitam para descansar e tirar férias.

Porém, com todo esse clima de descontração, muitas vezes o corpo sofre. Alguns hábitos alimentares são mudados e isso reflete na saúde.

Como todos querem aproveitar ao máximo o que a estação tem a oferecer, a reportagem do Jornal Tradição Regional conversou com a nutricionista Ana Paula Spiering que deu algumas dicas de alimentação para cuidar da saúde no verão.

Dicas
Descascar mais, desembalar menos! Essa é a dica principal da profissional. Ela explica que é importante consumir diariamente uma boa quantidade de frutas e vegetais, alimentos que são refrescantes e ricos em nutrientes. “Aproveite para fazer batidas e saladas de frutas. Abuse das folhas e outros vegetais, estes são pobres em calorias e ricos em fibras, vão dar saciedade para quem procura, por exemplo, emagrecer”, explica.

Muitas pessoas mudam a rotina nesta época devido às viagens e à temporada de férias. Neste caso, a dica da nutricionista é aproveitar com moderação e quando sair do planejado, cuidar para não exagerar na quantidade. “Se exagerou nas férias, não adianta ter o sentimento de culpa, simplesmente volte ao plano. Nada de compensar querendo fazer dietas malucas, não dará certo e você ficará mais frustrado ainda”, diz. Ela indica que neste caso a pessoa deve tomar bastante água e conciliar com alguns chás, como cavalinha, hibisco, chá verde e outros, para ajudar na eliminação do líquido retido.

E falando em água, Ana Paula afirma que é muito importante este hábito. Segundo ela, a perda de líquidos diária aumenta no verão, pois o corpo trabalha mais para equilibrar a temperatura e em razão disso, o consumo de água deve ser maior a fim de evitar a desidratação.

“A água é importante em diversas funções vitais, bem como no funcionamento do nosso intestino e eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se: nenhuma bebida substitui a água, então, beba água pura!”, destaca a nutricionista.

A profissional também compartilha dicas de alimentação no instagram.com/nutrianapaulaspiering.

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