São Lourenço do Sul: Festa do Colono e Motorista da Coxilha do Barão acontece neste domingo (23)

Última edição da festa, em 2022, recebeu 4 mil visitantes e a expectativa para este ano é de que haja um aumento no público. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Com uma programação variada, muitas atrações e novidades, a Comunidade Evangélica Picada Moinhos promove mais uma Festa do Colono e Motorista, na Coxilha do Barão – São Lourenço do Sul. Como já é tradição, a festa acontece no domingo (23) sempre próximo ao Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho. Em 2022, o evento reuniu cerca de 4 mil pessoas. Uma das novidades desta edição é a entrada gratuita no parque até às 17h.

Após o horário de gratuidade, será cobrado um ingresso para o baile, no valor de R$ 20. A festa tem início às 10h com culto na igreja para homenagear e abençoar colonos e motoristas. Logo após acontece o ato de abertura oficial, com a presença de autoridades e hasteamento das bandeiras.

A gastronomia é com comidas típicas da região. No almoço as opções são sopa de galinha, mocotó e churrasco com carnes variadas, além dos acompanhamentos, como maionese e saladas. Haverá ainda uma variedade de lanches, como cachorro-quente e pastel. O ponto alto será o café colonial, que neste ano conta com a parceria da empresa Doce Sabor, oferecendo uma variedade de salgadinhos, tortas, bolos, bolachas e muito mais, tudo para proporcionar o gostinho da cozinha alemã aos visitantes.

Para quem busca conhecimento, inovações e deseja ganhar muitos brindes, o parque da festa estará repleto de expositores. Comércio, indústria, agrícola, além de entidades e cooperativas fazem parte da lista de mais de 50 já confirmados. Será a oportunidade de conhecer mais de perto os lançamentos do mercado, tirar dúvidas e ainda participar de muitos sorteios.

Para animar o domingo de festa, a tarde terá a banda lourenciana Rota Luminosa cantando os seus sucessos, e à noite baile com a banda Sétimo Sentido. Na sequência, som eletrônico da Indústria do Som com o Dj Flávio Luis para finalizar a festa. Além das bandas, haverá apresentações e muitas atrações para todos os gostos.

Concursos Rainha do Colono e Rainha do Motorista

Além da tradição, a festa também traz consigo uns dos concursos mais antigos da região. Neste ano serão escolhidas a 56ª Rainha do Colono e 33ª Rainha do Motorista, uma história de anos e que se renova a cada edição. As próximas soberanas já foram escolhidas no baile que aconteceu no último dia 9, mas o resultado é anunciado somente na festa. Um dos momentos mais importantes e esperados da tarde.

As soberanas possuem um papel fundamental na organização, são responsáveis pela divulgação e representação do evento. Um papel importante, que tem sido representado pela Rainha do Colono Tauane Beatriz Treichel, e as princesas Pâmela Maria Heller e Kétlyn Krüger da Silva, e pela corte do Motorista, formada pela Rainha Larissa Ritter, e as princesas Thaize Leitzke Peter e Kauane Knepper Bunde.

São seis candidatas que concorrem aos títulos de Rainha e Princesas em cada concurso, e ao todo serão seis tituladas.

Candidatas do Colono

 

Flaviane Petry Armesto (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Adriele Fernanda Bork. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

 

Karen Böhlke Thurow. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Danielle Souza Drawanz. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Tifani Schneid Affeldt. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Néftany Jordana Gehrke Westphal. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Corte do Motorista

 

Andriéli Wolter. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Andrine Becker Peter. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

 

 

Camile Kunde. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Mariza Petri Armesto. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

 

Pâmela Tauane Timm. (Foto: Catarine Thiel/JTR)
Paula Priebe Sell. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome