Conheça as flores e plantas indicadas para o verão

Proprietários da Floricultura Bela Flor, Letícia e Jader Dilli, localizada no interior de São Lourenço do Sul (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Plantas e flores enfeitam os jardins e trazem um toque especial na decoração, mas as altas temperaturas e diminuição de chuvas no verão não fazem bem para o seu desenvolvimento. Algumas espécies precisam de cuidados especiais, já outras se adaptam aos dias mais quentes. A proprietária da floricultura Bela Flor, Letícia Dilli, fala sobre as espécies mais indicadas para a estação e os cuidados que devem ser adotados.

Segundo ela os gerânios, também conhecidos como sardinheiras, são os mais resistentes ao clima quente. O sol pleno favorece a floração, então quanto mais sol, mais flores. Além disso, esta é uma espécie perene, ou seja, que possui um ciclo de vida longo, permitindo-lhe viver por mais de dois anos.

O gerânio se adapta bem às condições do verão, possuindo duas versões, pendente ou ereta (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Outros amantes do verão são os cactos e as suculentas. Estas plantas necessitam de muito sol e não precisam de muita água, ao contrário, o excesso de água pode matar as plantinhas. “A quantidade de água depende de onde a planta está. Se elas estão pegando sol direto devem ser molhadas três vezes por semana, se estão dentro de casa pode ser uma vez por semana”, explica.

Se tratando de plantas ornamentais, Letícia sugere a alamanda, que tem a sua floração durante o verão. Outras plantas perenes e que aguentam as altas temperaturas são as lágrimas de Cristo, lágrimas de Nossa Senhora, hibiscos, palmeiras e ciprestes.
Também têm destaque as flores da estação: tagetes, alegria de jardim, onze-horas, torênia e a vinca que toleram as temperaturas.

A empreendedora também recomenda alguns cuidados que devem ser tomados: regar frequentemente, sempre na parte da manhã ou no fim da tarde, pois se feita nos horários mais quentes causa o cozimento da raiz. “A limpeza e a adubação também são fundamentais. É ideal toda semana retirar as folhas e flores secas. A adubação deve ser uma vez por mês”, completa.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome