Comunidade Evangélica Picada Moinhos prepara mais uma Festa do Colono e Motorista em São Lourenço do Sul

As cortes atuais são formadas pela Rainha do Colono Tauane Treichel, e as princesas Pâmela Heller e Ketlyn da Silva, e a Rainha do Motorista Larissa Ritter, e suas princesas Thaize Peter e Kauane Bunde. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Com mais de 50 edições, a Festa do Colono e Motorista é uma das mais tradicionais festividades do meio rural de São Lourenço do Sul. Seu objetivo é preservar a memória dos colonos que povoaram o município e valorizar todos os motoristas pela sua importância na sociedade. A programação é pensada e planejada para entreter, valorizar e levar novos conhecimentos para essas duas classes importantes.

Neste ano a festa será realizada no dia 23 de julho, como de costume no domingo próximo ao dia 25 julho, em que se comemora o Dia do Colono e Motorista. A programação inicia às 10h com um culto festivo na igreja da comunidade, com bençãos e homenagens aos colonos e motoristas. Logo após acontecerá a abertura oficial com a presença de autoridades do município e região. No almoço o visitante poderá escolher entre sopa de galinha, mocotó, carnes e saladas diversas, ou experimentar de tudo para conhecer mais das tradições culinárias locais.

Em todo o espaço do parque terá uma grande mostra de indústria, comércio, máquinas, e serviços com as mais variadas empresas de São Lourenço do Sul e da região. A ação é uma oportunidade para o visitante conhecer de perto as novidades do mercado, tirar dúvidas com os representantes das empresas, e concorrer a brindes e sorteios realizados pelos expositores. Com opções para todas as idades e interesses, este é um local variado e sempre repleto de novidades.

Um dos pontos altos da festa é o café colonial, com uma diversa opção de pratos valorizando a gastronomia alemã e pomerana desde o preparo. São cucas, bolos, linguiças, bolachas e diversos salgados preparados de forma caseira pelas mulheres da região.
Durante a tarde a animação da festa será com a banda lourenciana Rota Luminosa e à noite o baile terá a banda Sétimo Sentido. Ambas contam com repertório variado, valorizando as músicas de bandinha e contando com sons do momento. O encerramento contará com a Indústria do Som, o som eletrônico que fez sucesso na edição anterior e chegará para complementar mais uma vez a programação.

Na edição de 2022, mais de 4 mil pessoas estiveram presentes na festa do Colono e do Motorista. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Concursos Rainha do Colono e Rainha do Motorista

Alusivo à festa acontece mais uma edição dos Concursos Rainha do Colono e Rainha do Motorista, que escolhem as soberanas que irão representar e divulgar a festa em outros eventos, mostrando a beleza lourenciana para outros municípios. Cada um dos concursos conta com uma rainha e duas princesas. As cortes atuais são formadas pela Rainha do Colono Tauane Treichel, e as princesas Pâmela Heller e Ketlyn da Silva, e a Rainha do Motorista Larissa Ritter, e suas princesas Thaize Peter e Kauane Bunde.

Os concursos contam com três etapas. A primeira acontecerá dia 11 de junho, em um baile com animação da banda Indústria Musical, em que serão escolhidas as sete finalistas de cada concurso. A segunda etapa é a final, em que as soberanas serão escolhidas, ocorrerá no dia 9 de julho, com animação da Banda Doce Pecado. Ambos os bailes começam às 20h.

A terceira etapa é o anúncio do resultado, que será no dia da festa, e todos os anos reúne um grande público curioso para conhecer as novas soberanas.

Quem escolhe as candidatas finalistas e as futuras soberanas é um corpo de jurados, escolhidos pela comunidade e comissão organizadora, que possuem algum vínculo com os concursos ou com os colonos e motoristas. Cada etapa terá jurados diferentes.

As inscrições estão abertas. Podem participar meninas que tenham de 15 a 25 anos, e que sejam nascidas e morem em São Lourenço do Sul. Além disso, as interessadas devem ser solteiras e não estar representando outro concurso de beleza. As inscrições e o regulamento estão disponíveis no link nas redes sociais das soberanas (instagram @soberanasdacoxilha) e da comunidade, e podem ser realizadas até a primeira etapa dos concursos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome