O 7º “Mutirão e Remada Ambiental para a Limpeza e Conservação dos Ambientes Aquáticos na Terra de Todas as Paisagens: Por Terra e Água”, realizado no último sábado, 3, pela FURG São Lourenço do Sul (FURG-SLS), retirou aproximadamente 500 kg de resíduos sólidos das margens e do interior da Lagoa dos Patos.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Patrícia Lovatto, 22 pessoas participaram da atividade, incluindo membros da comunidade local, professores, técnicos e estudantes dos cinco cursos oferecidos pelo campus.
“Parte do material, composto por plásticos PET e latas, foi levado para a Cooperativa das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de São Lourenço do Sul. O trajeto começou em frente ao restaurante Casa Nostra e seguiu até a região do trapiche. Devido à quantidade de material recolhido e ao difícil acesso (com muito plástico preso à vegetação), infelizmente não conseguimos alcançar nossa meta de chegar até a Barrinha. Um novo mutirão será agendado nos próximos dias para transformar a paisagem desses locais”, afirmou Lovatto.
Entre os parceiros do projeto estavam o Supermercado Jepsen e a Imobiliária Alcindo Imóveis, que colaboraram com o aluguel de caiaques, além da Coopeforte/Asser e da Prefeitura Municipal.