Café Porepp: o segredo do legítimo café

Empresa atua na região desde 1954. (Foto: Divulgação)

O clima ameno aumenta a vontade de consumir bebidas mais quentes para se aquecer e o cafézinho que já é preferência durante todo o ano, nesta época ganha ainda mais evidência. E imagina poder consumir um café de qualidade e torra fresca? É isso que o Café Porepp oferece há mais de 65 anos para a região.

A proprietária da empresa, Debora Sartori, explica que o diferencial do Café Porepp é oferecer ao consumidor um produto de qualidade, com torra sempre fresca e artesanal. Para isso eles investem em qualidade desde os grãos, que são produzidos na altitude do município de Patrocínio (MG), e optam pela opção de grão arábica, que proporciona um café com sabor mais suave e é mais aromático.

O processo de torrefação
O processo de torrefação dos grãos é feito de forma artesanal. Durante a torra, o calor proveniente do ar e da superfície quente do torrador é transferido para os grãos, é nesse processo que são percebidos os aromas e sabores do café. Debora explica que está é a etapa mais importante, e por isso cada saca que chega na empresa é testada antes de ser torrada, pois cada uma exige um processo diferente. Eles respeitam o sabor característico da região em que é o grão é produzido, e por isso a bebida é mais marrom e mais adocicada. “Nosso cuidado com a torra é o tempo todo, embora fazemos há anos, sempre buscamos informação para trazer os melhores resultados”, explica.

Depois da torrefação a maior parte dos grãos é moída, embalada e entregue nos supermercados da região. Outra parte é vendida em grão, para os consumidores que preferem moer em casa ou que tem a máquina de café expresso da Café Porepp. A atuação regional da empresa permite que o produto chegue sempre fresquinho nas prateleiras, um diferencial dos demais produtos que estão no mercado.

Dicas para a preparação do café
Existe uma infinita de sabores no mundo do café. Tudo interfere no sabor, desde a quantidade de água para a quantidade de pó, a forma de adicionar a água, que segundo Debora deve ser feita em movimentos circulares, e também com os alimentos que serão consumidos juntos. Tomar café é uma verdadeira experiência sensorial. Por isso, o Café Porepp investe em redes sociais para conversar com os consumidores sobre a forma que estes preparam o café. “Aprendemos com os clientes, e passamos aquilo que já aprendemos a eles, é um canal de troca”, diz. A dica da proprietária é tentar todos os dias formas diferentes de preparar o café, assim, se descobre um mundo de sabores utilizando o mesmo produto apenas mudando a receita.

História
A história do Café Porepp iniciou em 1954, fundado pelos irmãos Porepp. Na época existiam muitas torrefações de café na região, mas está é uma das únicas que se mantém ativa até hoje. O processo era o mesmo que hoje, o café vinha cru e era torrado aqui. Na década de 80, a empresa foi comprada pela família Schaun, que deu seguimento até 2019, quando Debora e o esposo Alessandro passaram a administrar. A empresa tem uma história com a região, nos dias de torrefação é possível sentir o cheiro do café há muitos quilômetros, e depois saboreá-lo bem fresquinho da maneira que desejar.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome