Apresentações culturais de Natal que marcam gerações em São Lourenço do Sul

Culto Natalino é realizado em algumas comunidades (Foto: Catarine Thiel/JTR)

Tradicionais em todos os finais de ano no meio rural de São Lourenço do Sul, as apresentações natalinas organizadas nas comunidades são um dos pontos principais das comemorações. Elas são inclusivas, tem participação de crianças, jovens, adultos e idosos, sendo que todos têm o momento de contar a sua história de Natal. As apresentações natalinas continuam vivas, sendo passadas de geração em geração.

Uma noite feliz é como pode ser descrito o objetivo delas. Através de peças de teatro, jograis, versos recitados por crianças e cantos de louvor é contada a história do nascimento de Jesus, mostrando de forma lúdica o real significado do Natal. As apresentações são criadas e apresentadas pelos grupos de culto infantil, de jovens, das senhoras da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) e dos adultos que participam da comunidade. A noite é aberta para o público e todos podem assistir as encenações.

A diaconisa da Paróquia Evangélica Boa Vista, Isolete Fenner Follmer, lembra que “datas especiais como o Natal e Páscoa são sempre uma oportunidade de se encontrar com a mensagem de amor de Deus que nos visita”.

Neste ano, em que tudo é diferente, as apresentações ganharam um novo formato. Para evitar aglomerações e a propagação da Covid-19 em algumas comunidades será realizada de forma breve e com poucos integrantes a celebração do Culto Natalino. Outras optaram em fazer um breve momento de estudo da história natalina com crianças ao ar livre e, ainda, determinadas comunidades decidiram pela não realização das apresentações.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome