
São Lourenço do Sul é conhecida por ser a terra de todas as paisagens, e esse fato impulsiona que uma diversidade de esportes seja praticada no município. Seja na água, no asfalto, na estrada de chão, no gramado, na quadra ou no tatame, os lourencianos praticam as mais diversas atividades. Com destaque para o ciclismo, que tem ganhado cada vez mais adeptos, é possível notar o movimento de ciclistas na beira da ERS, ao longo da ciclovia e em todo o caminho da praia, alguns praticando por esporte e outros apenas por lazer.
Atuante no município e na região, a União Lourenciana de Ciclistas (ULC) é a responsável por organizar os campeonatos e atividades relacionadas ao esporte. Além de incentivar o uso da bicicleta, seu objetivo é colocar São Lourenço do Sul no mapa do ciclismo e do mountain bike, e evidenciar as qualidades do município. O presidente, Dirceu Hartwig, conta que este ano o calendário de atividades já está pré-definido com muitas atividades e participações.
Um dos destaques é que o município irá sediar a primeira etapa do Campeonato Zonal Sul de Ciclismo, que acontecerá no dia 21 de maio no lado par da avenida Coronel Nonô Centeno, das 6h às 14h30. Essa modalidade leva em conta a velocidade, e por isso é realizada em estradas ou ruas asfaltadas, o objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível. A estimativa da organização é que cerca de 120 a 150 ciclistas participem deste evento. Dirceu explica que a vinda desse campeonato para o município é muito importante para a ULC, que começou a sua trajetória de atividades há 36 anos com o ciclismo.

Outro objetivo da ULC é fortalecer o cicloturismo em São Lourenço do Sul. Essa atividade é contemplativa, indicada para todas as faixas etárias, onde são criados roteiros e locais de parada que possam proporcionar aos ciclistas visitantes uma experiência imersiva na realidade e na cultura do município. Além de valorizar o turismo e os empreendimentos locais, as atividades também atraem um grande público. Hartwig explica que o cicloturismo é uma tendência mundial e que São Lourenço do Sul possui grande potencial para um roteiro de dois dias, com uma estrutura e paisagens que vão encantar a todos. “Essa é uma grande meta e vamos trabalhar muito forte para divulgar São Lourenço como um destino”, completou. A edição deste ano do cicloturismo tem data marcada, será dia 15 de outubro.
E tem novidade no calendário. Neste ano a ULC irá realizar o primeiro Bike Lagoa, no dia 26 de novembro na praia da Barrinha. O evento irá contar com exposição de bicicletas antigas e as novidades do mercado, exposição de empresas relacionados ao ciclismo, shows e passeios ciclísticos. Dirceu conta que este é o primeiro evento deste tipo na região, por isso precisa de muita organização e apoio dos empresários lourencianos, pois vê grande potencial em se tornar um evento anual.
Além de todas essas atividades, a ULC também está preocupada com a locomoção por bicicletas na cidade. Por isso, tem realizado um estudo para apresentar ao poder Executivo novas opções de ciclovias, principalmente para ligar os bairros e tornar o deslocamento mais leve, seguro e eficiente.