Sonhos e propósitos: as histórias de quem representa a Festa do Fumo de São Lourenço do Sul

Concurso tem 14 candidatas ainda na disputa por uma vaga na corte. (Foto: Catarine Thiel/JTR)

No dia 17 de fevereiro foi realizado o baile de escolha da nova corte da Festa do Fumo do Salão Ziebell. Foram conhecidas as 14 candidatas que disputam os títulos de Rainha, Princesas e Miss Simpatia e que irão representar a 13ª edição do evento.

As candidatas são Camille Kunde, Caroline Raddatz Roloff, Eduarda Wienkel de Vasconcelos, Fabiele Lacerda Soares, Helena Kruger Nacthigal, Lais Blank Schneider, Luiza Fischer Schneid, Mônica Regina Konsgen, Raiana Rutz Cardoso, Raiane Frank, Raissa Rutz Cardoso, Renata Cristina Oswaldt Berwaldt, Shaiane Daniele de Souza e Tainara Roberta Kohn. Mas mais do que representar uma festa, essas meninas estão em busca de realizar um sonho, e de cumprir o seu propósito de representar seus familiares e amigos fumicultores e levar a tradição da festa aos mais longínquos locais.

E quem teve essa experiência de representar um evento e uma classe trabalhadora, fala com alegria das suas histórias e realizações. A Corte da 12ª edição da festa irá passar o seu título no dia da festa, em 3 de março, mas terá para sempre as memórias e momentos vividos ao longo desse reinado.

Rainha Juliane Altenburg

Uma menina que nasceu e cresceu vendo a sua família lidar com o tabaco, tendo a cultura como carro-chefe da propriedade e a família sendo referência em inovação, não poderia ter outro sonho. Para ela, representar a Festa do Fumo é uma experiência incrível, que lhe proporcionou conhecer vários lugares e pessoas das quais vai lembrar com muito carinho. “O momento que eu recebi a faixa e a coroa, sem dúvidas, foi o mais importante para mim, uma sensação de frio na barriga, medo e alegria depois que chamaram meu nome no palco”, afirma. Foi a certeza de que seu objetivo estava sendo cumprido.

Princesa Ana Paula Podewils

Uma soberana que conhece os desafios da produção e se orgulha das suas origens. Ana conta que a sua ligação com o fumo começou desde muito cedo. Os pais começaram a cultivar o fumo quando ela tinha apenas 6 anos. Hoje ela planta fumo junto com seu noivo e ambos estão há nove safras juntos. Ela conta que ele também foi o seu maior incentivador para participar do Concurso. “Eu não representaria tão bem qualquer outra cultura a não ser a do tabaco, pois está presente por toda a minha vida. É um assunto que tenho um amplo conhecimento, abordo com facilidade e sinto muito orgulho representar”, destaca.

Princesa Jenifer Klumb Vahl

Orgulho e gratidão. É assim que Jenifer descreve o seu reinado. Estar representando a Festa do Fumo sempre foi um sonho, mas no dia do desfile sua avó estava internada no hospital e a família passava por um momento difícil. “Fiquei sem saber o que pensar, mas minha vó sempre me apoiou a seguir esse sonho, então eu sabia que ela iria querer que eu fosse sim desfilar”, lembra. E assim Jenifer conseguiu realizar seu sonho e dar esse orgulho para sua avó ainda em vida. Sua ligação com a fumicultura vem desde a infância. Seus pais sempre trabalharam com tabaco, e ela conhece bem os desafios dessa cultura. “Cada safra é diferente uma da outra, dependemos muito do clima, da comercialização e do nosso extremo esforço diário, mas o produtor não para por qualquer motivo”, salienta.

Miss Simpatia Marciele Cristina Hartwig

A união do amor pelas passarelas e do orgulho dos pais fumicultores foram os motivos que fizeram Marciele participar do Concurso. “É algo muito especial poder representar os fumicultores, essa classe tão batalhadora, que trabalha dia a dia de baixo de sol e chuva, para tirar o sustento da família”, disse. Segundo ela, representar a festa tem muitos momentos especiais. “Conheci pessoas muito queridas, como a Família Ziebell. Também é muito bom poder sair com as meninas, arrumar o cabelo, usar o vestido, e ver a alegria com que as pessoas chegam na gente quando elas vêm tirar uma foto conosco, tudo isso é inexplicável”, diz.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome