Semana Farroupilha de São Lourenço do Sul é marcada pelo acendimento da Chama Crioula

Acendimento da Chama Crioula ocorreu no domingo (13). Foto: Cristian Iepsen

Principal símbolo da cultura gaúcha, a Chama Crioula marcou o início da Semana Farroupilha em São Lourenço do Sul.

Na manhã de domingo (13) aconteceu o ato de acendimento no Passo da Viúva Tereza, na localidade de Fortaleza, 1º Distrito, onde ocorreram passagens da Revolução Farroupilha.
Nem mesmo a chuva e pandemia de coronavírus impediram os tradicionalistas de cultuarem suas tradições. Na ocasião estiveram presentes representantes da Prefeitura, CTG Sepé Tiarajú e Piquete Cavaleiros do Sepé.

Após o acendimento, a Chama foi levada à praça municipal Dedê Serpa, onde houve hasteamento das bandeiras com o entoar dos hinos nacional e rio-grandense. A Chama estará disponível na Pira da Pátria até o domingo (20), para que CTGs e piquetes possam buscar centelhas.

O CTG Galpão da Peonada realizou o seu ato de acendimento da Chama na Fazenda Casa Nova, em Boqueirão Velho. O local é considerado histórico por ter sido a casa de Dona Ana Gonçalves, a sede da 2ª Estância, sendo um abrigo para as mulheres farroupilhas durante a revolução.

A cidade com as cores do Rio Grande do Sul
Neste ano, seguindo as normas de segurança, o município não terá o tradicional desfile dos piquetes. Porém, para que a data seja lembrada, a coordenadora de Cultura, Miriam Freitas, pediu em um pronunciamento para que a cidade se enfeitasse com as cores do Rio Grande do Sul.

Assim, bandeiras do estado estão presentes nas sacadas das casas, nas porteiras das fazendas e em prédios públicos, como na Biblioteca Municipal e na Prefeitura. As vitrines das lojas também estampam as cores da data, valorizando os objetos e indumentárias gaúchas.

Reportando Recuerdos
Uma iniciativa privada para homenagear o tradicional Reponte da Canção: assim nasceu o Reportando Recuerdos “O Reponte da Canção na voz consagrada de Cristiano Vieira!”. O show online será transmitido pelo Facebook e YouTube do São Lourenço Repórter no sábado (19), com início às 19h30. O evento é uma iniciativa do São Lourenço Repórter e Agência Yaih.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome