São Lourenço do Sul já começou a virar festa. No dia 24 de agosto, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonneschein promoveu mais um jantar baile de lançamento da Südoktoberfest, que neste ano chega a 35ª edição. O evento aconteceu no CTG Sepé Tiarajú, onde também foram celebrados os 41 anos de história do grupo.
O presidente Lucas Scheunemann descreveu a noite como “um momento de preparação e contagem regressiva para outubro, como se fosse Natal”, destacando o envolvimento de várias famílias na preparação e organização do evento.
A realização da festa conta com a colaboração voluntária de muitas pessoas, que são essenciais para o sucesso do evento. Para Scheunemann, “estar à frente dessas pessoas é um ato corajoso, especialmente para alguém jovem, rodeado de pessoas experientes”.
“Assim, a história segue se reescrevendo e se moldando com a modernidade. Cada vez mais temos um grupo de pessoas afinadas com a tecnologia, o que impacta também o grupo e a festa, mas o que sempre tentamos preservar são os vínculos e amizades, pois são eles que fazem as coisas acontecerem”, acrescentou.
O evento contou com a participação da comunidade, que além de entrar no clima da festa, teve uma prova do que está por vir nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de outubro, na Associação Cultural Sete de Setembro.
A programação da noite incluiu um jantar baile com gastronomia típica alemã e muito chopp, seguido por apresentações das categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulta, livre e feminina do grupo, com a participação de crianças, jovens e idosos. Também houve o desfile da corte da 34ª edição com os mascotes Walter e Wilma, seguido pelo desfile das candidatas à rainha da nova edição. Para encerrar a noite, o evento foi animado pelo baile da Superbanda Santa Cruz.
“Agora, nossos olhares se voltam para a execução da 35ª Südoktoberfest, trazendo velhos personagens de volta, como a ‘maior polonaise do mundo’, para desafiar a comunidade a participar ainda mais da festa e se integrar com o Sonnenschein. As obras quase finalizadas, já são notadas por quem passa pelo parque e brevemente começará a montagem do pavilhão que irá abrigar bailes, apresentações, degustação de gastronomia, chope e muitos encontros e reencontros”, concluiu Scheunemann.