No sábado (29) termina o prazo para espaços culturais lourencianos realizarem o seu cadastro municipal para receber o auxílio da Lei Aldir Blanc. O auxílio emergencial é destinado para espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram suas atividades interrompidas com a pandemia de Covid-19.
Em São Lourenço do Sul, foi criada uma comissão que trabalha na regulamentação e implantação da Lei. Este cadastro foi criado pela comissão para elaborar um plano de ação e, assim, ter uma noção de quantos espaços culturais estão aptos a receber o subsídio no município. As inscrições são feitas pelo site da Prefeitura Municipal (saolourencodosul.rs.gov.br), através do preenchimento de um questionário. Existe, também, outro cadastro, destinado à pessoa física, este deve ser feito no site do governo estadual (cultura.rs.gov.br).
A Lei 14.017, denominada de Aldir Blanc, foi aprovada em junho pelo Congresso Nacional. A lei leva o nome do compositor e escritor brasileiro, que morreu no dia 4 de maio vítima do novo coronavírus. Ele é autor de vasta obra musical e literária, como “O Bêbado e a Equilibrista”, feita com João Bosco e eternizada na voz de Elis Regina.