
Há mais de 15 anos o Caminho Pomerano resgata a cultura e as tradições pomeranas promovendo a valorização de empreendimentos locais. Com frequência, o roteiro turístico ganha inovações e novas atrações. Atualmente, o percurso apresentado ao visitante conta com 12 locais para visitação. Todos eles contam de alguma forma a história dos imigrantes alemães e pomeranos que aqui chegaram há mais de 160 anos.
O escritor e pesquisador Jairo Scholl Costa afirma que “a instituição do Caminho Pomerano foi um dos mais avançados projetos de manutenção da cultura e tradições pomeranas feitos no Brasil, sem correspondente no resto do mundo onde imigraram pomeranos, inserindo-os no trading turístico”.
Pela sua diversidade, o roteiro pode ser explorado em todas as estações do ano. Em qualquer período o visitante irá encontrar delícias para experimentar, histórias para ouvir e belezas para se encantar. Também é um roteiro pensado para todas as idades. O Caminho ainda tem elaborado roteiros para estudantes, para que possam conhecer mais das suas origens, costumes e gostos dos seus antepassados. As atividades incluem visitações em prédios e locais históricos e vivências nos empreendimentos que integram o roteiro rural. Os estudantes podem conhecer os hábitos e histórias da colonização alemã/pomerana, bem como as manifestações deste povo, através da gastronomia, artesanatos, objetos e acervos que ainda resistem.
Para os mais velhos, o roteiro é uma viagem ao passado, em que podem contribuir com as suas histórias e experiências. São locais de fácil acesso, com infraestrutura completa e prontos para receber todos os visitantes.

A rota conta com os empreendimentos turísticos: Sabores do Sítio (espaço gastronômico e de lazer); Casa das Cucas Pomeranas (artesanatos, bolachas e cucas); Heiden Haus (diversas coleções e antiguidades); Café Platô (culinária local com uma diversidade de pratos que geram conexões e histórias); Plantas e ervas de Inês Klug (plantas, ervas medicinais, maischnaps, e mandala de ervas); Memórias and Andenken (museu que conta a história de uma família vinda da antiga Pomerânia); Silvia Chocolates Artesanais (produção artesanal de chocolates, cestas e presentes); Sítio Terra da Pitaia (cultivo e comercialização de pitaias in natura e confecção de artesanatos em madeira); Recanto das Bergamotas (Bergamotas precoces, japonesa sem sementes, frutas doces e maduras); Família Klasen (peito de ganso defumado, queijos e vinhos); Centro de Educação Ambiental da Mata Atlântica (educação ambiental e desenvolvimento sustentável, com agroindústria de sucos e geleias); Apresentação do Casamento Pomerano (momento especial onde é apresentada a história do convidador e da noiva de preto, personagens símbolos do roteiro).
Os roteiros culturais são organizados pela agência receptiva Maria Faceira com atuação da turismóloga Ana Jane Saraiva e do condutor local Rodrigo Seefeldt. Agendamentos de visitas podem ser feitos através dos telefones (53) 98467.8816 e 99101.3821 ou pelo site www.caminhopomerano.com.br.