Cavalos Crioulos e Bovinos são alguns destaques na 49ª Expofeira do Rio Grande

O acesso ao Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira é gratuito e as atividades seguem até o dia 20 de novembro. (Foto: Marcos Jatahy)

A 49ª Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural da Cidade do Rio Grande – Expofeira entra em sua reta final. Nesta sexta-feira, 17, iniciaram as atividades do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos e também o Balcão de Negócios de reprodutores. Ainda, o primeiro Baile dos Idosos animou o evento elegendo a corte da Melhor Idade. Por fim, um dos grandes destaques foi a Oficina de Panificados da Emater. O acesso ao Parque de Exposições Filinto Eládio da Silveira é gratuito e as atividades seguem até o dia 20 de novembro.

Desde a manhã de sexta, 17, o evento sediou a Admissão e Exposição Morfológica dos animais, além da Admissão credenciadora mista da raça crioula para o aguardado Freio de Ouro. A manhã começou com a Concentração de Machos de Cavalo Crioulo na Pista Central, uma avaliação minuciosa dos animais destinados à reprodução da raça. Os cavalos passaram por uma avaliação técnica, foram marcados e registrados como reprodutores. A Admissão dos animais concorrentes à Exposição Morfológica também ocorreu pela manhã, com os profissionais realizando medições precisas dos cavalos participantes.

No turno da tarde, a atenção voltou-se para a Admissão credenciadora mista da raça crioula, na qual os animais foram avaliados para participar do aguardado credenciamento ao Freio de Ouro, competição que se inicia no próximo sábado, 18, e encerra no domingo, 19, na feira.

O Presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio Grande (NCCCRG), Artur Freire, informou que cerca de 70 competidores estão participando das três categorias com seus animais. Na Exposição Morfológica da Raça Crioula, apresentando-se mais de 30 animais registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, uma competição acirrada definiu os campeões em diversas categorias, tanto para machos quanto para fêmeas. A potranca Naia da Baronesa conquistou o título de melhor égua, enquanto o potranco Santa Tecla Segredo foi eleito o melhor cavalo. Naia da Baronesa é criação de Pelotas, representando a qualidade genética da região, enquanto Santa Tecla Segredo, pertencente a um condomínio de criadores do Paraná, está em treinamento no município do Rio Grande.

O 1º Baile de Idosos da 49ª Expofeira do Rio Grande contou com a presença de mais de 80 idosos. Além do baile, aconteceu também um concurso para decidir o Rei e a Rainha da Terceira Idade da Expofeira. O baile contou com a presença de idosos de todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) vinculados à Secretaria de Município de Assistência Social do Rio Grande. São esses os CRAS da zona portuária, Águeda, Nader e Hidráulica. Além dos CRAS, duas organizações independentes participaram do baile, a GIRG e a GUMIRG, trazidas com a ajuda do vereador Filipe Branco.

O concurso para Rei e Rainha da Terceira Idade teve como jurados algumas autoridades da cidade. Julgaram as apresentações o secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Souza, a 1ª princesa da Corte do Carnaval do Rio Grande, Vittielle Vieira, a coordenadora do núcleo de Inclusão da Secretaria de Educação, Elisangela Macedo, e o representante da organização da Expofeira, Iroci de Oliveira. Os vencedores foram Francisco Orlei, eleito Rei da Terceira Idade da Expofeira com uma nota de 9,5, e Sônia Vasconcellos, eleita Rainha com nota 9,7. Os critérios de avaliação eram beleza (2,0 pontos), simpatia (3,0), desenvoltura (2,0) e elegância (3,0). Ao serem perguntados sobre a vitória no concurso, ambos admitiram grande surpresa, por serem suas primeiras participações nesse tipo de atividade.

A Oficina de Panificados Roseflor Alimentos, no Pavilhão da Agricultura Familiar, contou com mais de 60 inscritos, entre eles merendeiras da rede municipal de ensino, pescadores artesanais e produtores locais. Foram ensinadas receitas de panetone artesanal, cuca alemã, pizza e cookies, além do sorteio de brindes para os participantes. Segundo Viviane Dutra, extensionista Rural da Emater e responsável pela organização, o objetivo é incentivar a diversificação no uso da farinha, proporcionando o conhecimento a respeito dos produtos e contribuindo para a segurança e soberania alimentar. “Esperamos que as famílias possam utilizar os produtos em maior quantidade e com melhor qualidade”, afirmou.

Por fim, nas mangueiras do Sindicato Rural, ocorreu o 21º Angus Grande do Sul e o 7.º Balcão de Negócios.  Nas Mangueiras, os avaliadores conduziram o julgamento de touros das raças Herve e Angus. O médico veterinário e jurado das raças de corte, Jaques Leston, ressaltou a qualidade excepcional dos touros apresentados, destacando o potencial significativo para a produção de terneiros de alto padrão. “Os touros apresentados são de grande qualidade e possuem muito potencial para produzir bons terneiros, fator que está sendo necessário para a pecuária da região”, afirmou Leston. Ele enfatizou, também, a importância de focar na exclusividade e qualidade da carne produzida na região, destacando que o clima do Rio Grande do Sul é semelhante ao do Uruguai e Argentina, países reconhecidos mundialmente pela excelência de sua carne.

O tesoureiro do Sindicato Rural do Rio Grande, Leandro Freitas, desempenhou um papel crucial no Balcão de Negócios durante a Expofeira. No momento, ele relata que todos os animais da raça Herve já foram comercializados, enquanto os da raça Angus continuam disponíveis para venda. Em meio aos desafios enfrentados pela pecuária este ano, considerando as enchentes que impactaram os campos, Leandro destaca que as vendas e o desempenho no balcão superaram as expectativas. Além disso, expressa sua gratidão a todos os produtores que contribuíram trazendo seus animais para o evento.

Sábado

Neste sábado haverá o prosseguimento das atividades do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio Grande, iniciando às 8h com a Morfologia Credenciadora Mista. A partir das 9h, no Sindicato Rural do Rio Grande, várias atrações estarão ocorrendo: Encontro de Patrões da 6ä Região Tradicionalista; Abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar da Emater; Exposição da Raça Galgos e; palestra “Carrapato e Tristeza Parasitária”, com o Senar. Ainda pela manhã a Farsul e Comissão do Leite apresentam a palestra Futuro da Pecuária Leite. Para a tarde, a festa será grande com Mateada da Rádio Nativa FM, com shows de Alexandre Taveira e Gilberto Gomes. Na parte educativa, ocorre a Oficina de produtos a base de colostro bovino. Durante o dia também ocorre o 1º Concurso Municipal do Doce de Leite. As gineteadas iniciam às 17h, na Pista de Provas Wilson Mattos Branco. Por fim, Betão agita a Praça de Alimentação com voz e violão.

Expofeira

A 49ª Expofeira é uma realização do Sindicato Rural do Rio Grande. O evento tem o patrocínio da Portos RS – Governo do Rio Grande do Sul, Banrisul, Senar-RS, Corsan e Sicredi. O apoio é da Prefeitura do Rio Grande, Associação de Criadores de Bovinos de Leite do Rio Grande, Parceiros Produções e Eventos, Equitação e Equoterapia Rio Grande, Núcleo Sudeste de Angus, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio Grande, Emater/RS e Núcleo de Aves e Coelhos do Rio Grande.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome