
Rio Grande vive a partir de quarta-feira, 15 de novembro, a 49ª Exposição Agropastoril, Industrial, Comercial e Cultural do Rio Grande – EXPOFEIRA.O evento que segue até o dia 20 de novembro, no Parque de Exposições Filinto Eládio Silveira, do Sindicato Rural, conta com remates, mateadas, shows culturais, exposição de artesanato, comércio, indústria e serviços, provas campeiras e gastronomia. O evento tem entrada gratuita e opções de entretenimento para toda família.
No feriado de 15 de novembro, a programação inicia cedo, a partir das 8h, com a Paleteada. O 1º Torneio de Truco Cego ocorre a partir das 9h, na Praça de Alimentação. Na parte da tarde, às 14h, o destaque será para o 1º Encontro Artístico da Expofeira, que será marcado por apresentações solo, em dupla e grupos, com foco na cultura tradicionalista. Na pista central, ocorre o 11ª Equofest, também às 14h. O dia conta com atrações musicais da Banda Guarany Tchê, às 19h, e Zé Oliveira e Banda, às 20h.
A quinta-feira, 16, será marcada pelo Seminário da Pesca, que ocorre a partir das 10h. Entre os destaques do Seminário está o painel “Alternativas aos pescadores artesanais em decorrência do El Niño”. Na parte da tarde, o Parque de Exposições Filinto Eládio Silveira será tomado pela criançada, com a visita das escolas da rede municipal de ensino. A proximidade com a comunidade escolar visa aproximar os alunos da importância da atividade rural para a sociedade brasileira. A partir das 14h, ocorre também a Tarde Inclusiva, com setor de Educação Especial da SMED, em parceria com a Equoterapia Rio Grande. Um momento de aproximação das crianças com deficiência dos animais. Já ao final do dia, o Encontro Municipal de Apicultores do Rio Grande acontece a partir 19h, com a parceria entre EMATER e SMPAC.
Na sexta-feira, 17, a partir das 8h, ocorre a entrada dos animais da raça de corte. Às 9h, pelo SENAR-RS, Leandro Rocha aborda o tema “Pecuária em anos de crise”, em uma palestra de grande relevância para o setor. Também inicia a partir das 12h, o 7º Balcão de Negócios, com venda de touros diretamente nas mangueiras do Sindicato Rural. Às 13h30 acontece a Oficina de Panificados realizada pela EMATER. Neste dia, também a partir das 14h, o 1º Baile do Idoso escolherá o rei e a rainha da 3ª idade da Expofeira.
O final de semana conta no sábado com o Encontro de Patrões da 6ª Região Tradicionalista e a exposição de cães da raça galgos. Já a partir das 15h, ocorre mateada da Rádio Nativa. No domingo, 19, ocorre exposição de cães da raça Border Collie, com demonstração junto aos ovinos a partir das 15h. Durante todo o domingo, a presença de adeptos do Antigomobilismo da Cidade do Rio Grande. Às 11h30, acontece a cerimõnia oficial da 49ª Expofeira com desfile dos campeões. Às 14h, ocorre apresentação dos cães da Brigada Militar. A partir das 15h, Mateada da Rádio Oceano FM. O encerramento da Expofeira ocorre no dia 20, às 19h, com Remate de Gado Geral pela Ponteiro Negócios Rurais.
Expofeira
A 49ª Expofeira é uma realização do Sindicato Rural do Rio Grande. O evento tem o patrocínio da Portos RS – Governo do Rio Grande do Sul, Banrisul, Corsan, Senar-RS e Sicredi. O apoio é da Prefeitura do Rio Grande, Associação de Criadores de Bovinos de Leite do Rio Grande, Parceiros Produções e Eventos, Equitação e Equoterapia Rio Grande, Núcleo Sudeste de Angus, Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Rio Grande, Emater/RS e Núcleo de Aves e Coelhos do Rio Grande.