Rio Grande terá 10 novos leitos de UTI para tratar pacientes com coronavírus

Deputado estadual Fábio Branco (Foto: Celso Bender/Agência ALRS/ Divulgação)

O governo do Estado confirmou no fim da tarde desta quinta-feira (21) que vai manter o custeio de dez leitos de UTI em Rio Grande. A medida garante o reforço no atendimento de pacientes de toda a região com sintomas graves do novo Coronavírus. Somadas às vagas que estão sendo custeadas pelo governo federal, são 20 novos leitos de UTI. O pedido havia sido feito pelo deputado estadual Fábio Branco (MDB).

Os dez leitos haviam sido credenciados temporariamente na semana passada, em portaria publicada pela Secretaria Estadual de Saúde. A autorização foi feita pelo governo do Estado devido à demora do Ministério da Saúde em analisar os pedidos por novas vagas. Na terça-feira, o governo federal autorizou a abertura de 270 leitos de UTI no Estado, sendo dez em Rio Grande.

“Em tese, haveria uma troca. Em vez de o Governo do Estado continuar pagando esses dez leitos, o Governo Federal assumiria a conta. Pedi que o Estado mantivesse os dez leitos que ele estava custeando, com isso, as vagas autorizadas pelo Governo Federal representariam um acréscimo. Ou seja, em vez de dez vagas, ficaríamos com 20. O Governo do Estado confirmou essa decisão no fim da tarde desta quinta. Significa que a cidade e a região passam a contar com uma estrutura melhor para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus”, explica o deputado Fábio Branco.

R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares

Além das vagas de UTI, o município receberá cerca de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares destinadas por deputados federais da Bancada Gaúcha. Fábio pediu agilidade no repasse de recursos.

“O que pedi foi que, tão logo o governo do Estado receba esse dinheiro, faça o repasse às instituições de saúde. Temos poucos hospitais na região e muitos passam por graves crises financeiras. Todo o dinheiro que chega faz muita diferença”, conclui.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome