Uma série de ações de vandalismo a postos de Saúde do município tem preocupado as autoridades da gestão municipal. De acordo com levantamento e registro de boletins de ocorrências feitos pela Secretaria de Saúde do Rio Grande (SMS), somente em janeiro desse ano foram cinco roubos, atingindo as unidades localizadas nos bairros Rita Lobato e Castelo Branco.
Roubos de aparelhos de ar-condicionado, computadores, televisão, relógio de marcação de energia elétrica entre outros equipamentos foram as principais perdas verificadas nesses locais. Além de levaram os aparelhos, janelas e outras entradas nas unidades de Saúde foram danificadas pelos ladrões.
Devido às ocorrências, a Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) do município em parceria com a SMS acionou a Guarda Municipal que fortaleceu a vigilância junto às unidades atingidas.
Esse não é um problema recente nas unidades de Saúde. Em 2022, foram 12 ocorrências. As unidades localizadas nos bairros Castelo Branco, Quinta, Cidade de Águeda, São Miguel, Rita Lobato e Materno foram as atingidas. Em outras houve tentativas de furto, mas sem sucesso.
A secretária da Saúde, Zelionara Branco lembra que, apesar da vigilância própria nessas unidades, essas ações contra o patrimônio público são frequentes. Disse que o prejuízo não é somente para os cofres municipais e, especificamente, para a área da Saúde, mas para a própria população atendida nos postos, que passa a ter o atendimento e conforto prejudicados nesses locais. Ela afirma esperar que essas ações tenham fim e conta com o apoio da Segurança Pública municipal e dos munícipes para que isso ocorra.