
Na última semana, a Polícia Civil ministrou palestras do Projeto Libertar sobre prevenção ao abuso sexual infantojuvenil para a população que está nos abrigos de Rio Grande. O intuito da iniciativa foi de alertar toda a comunidade para a proteção da integridade física e psicológica das crianças e adolescentes abrigados.
Na oportunidade, a escrivã de polícia Bianca Benemann, da 29ª Região Policial, com o apoio da Delegacia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) do município e da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), orientou sobre como se prevenir de pedófilos no mundo real e também no meio digital. Bianca salientou a necessidade de cuidado mútuo, acompanhamento constante dos menores abrigados, inclusive nos banheiros compartilhados.
Segundo o delegado Vladimir Urach, titular da 29ª DPRI, o Projeto Libertar foi implementado em todos os abrigos da 29ª Região Policial, tendo ampla aderência dos abrigados, auxiliando as equipes na organização dos abrigos para oferecer segurança a todos os habitantes temporários.
Já a delegada Alexandra Carolina Sosa, titular da DPGV de Rio Grande, afirmou que “é de extrema importância o papel do projeto na prevenção à violência sexual infantojuvenil no âmbito dos abrigos, já que a vulnerabilidade de crianças e adolescentes se acentua nesses locais, situação que requer um olhar atento dos pais e demais responsáveis legais.