O prefeito Fábio Branco (MDB), participou da solenidade em comemoração ao aniversário de 87 anos de atividades na área da segurança pública do 6° Batalhão de Polícia Militar (6° BPM), na sexta-feira (28). O batalhão atua em Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. O evento reuniu entidades civis e militares do município.
“São 87 anos de muita história no município do Rio Grande, a Brigada Militar tem uma história que temos que nos orgulhar, pelo belo trabalho de excelência que presta, não somente para a segurança pública, mas por tudo aquilo que ela está envolvida agindo e atuando, mesmo sabendo de todas as dificuldades que se tem de recursos humanos e infraestrutura, está sempre prestando serviços de excelência”, destaca o prefeito, Fábio Branco.
O comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar, Major Iber Augusto Lesina Giordano, comenta sobre a importância dessa data para comunidade rio-grandina “Para o batalhão e seus servidores é um prazer estar na comunidade, como o nosso nome mesmo diz a nossa função é como servidores, no caso militar e de polícia, prestar serviço para a comunidade., além da obrigação é uma satisfação enorme. Ter 87 anos convivendo com a população e ajudando nas transformações é um privilégio que poucas instituições possuem”, diz Giordano.
História
Com a finalidade de guarnecer e policial o único porto marítimo do Estado, em 6 de abril de 1936, pelo Decreto Lei nº 6197, era chada a Companhia de Guardas na cidade do Rio Grande, sendo seu primeiro Comandante o Capitão PM Júlio Machado e tendo sua sede instalada provisoriamente no cais do porto. Originou-se primeiramente da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Infantaria Montada, fração esta destacada em Rio Grande e cuja sede do Batalhão em Pelotas.
No dia 15 de novembro de 1941 foi inaugurado o novo quartel da então Companhia de Guardas na Avenida Honório Bicalho, n°20 onde permanece até hoje.
Em 12 de junho de 1970, baseado no Decreto nº 20.237 de 10 de junho do mesmo ano, o Batalhão sofreu a última modificação do seu nome, passando de 4° para 6º Batalhão de Polícia Militar A denominação 6º teve objetivo de manter o histórico do CPM, uma vez que a mesma foi a sexta unidade da corporação a ser criada, sendo seu patrono o Coronel Claudino Nunes Pereira.