O temporal que atingiu a Zona Sul do estado promoveu alteração na rotina da região, além de estragos e transtornos. As rajadas alcançaram 100 km/h em Pelotas, segundo informações da MetSul Meteorologia. A estação de Capão do Leão registrou vento de 98,3 km/h
Em Rio Grande, durante toda a noite as equipes da Defesa Civil trabalharam na retirada de árvores caídas sobre vias e no atendimento de casos de destelhamentos e inundações. Ao todo 14 casas foram destelhadas, 14 lonas foram distribuídas para remediar os danos.
Na Vila da Quintinha uma família precisou ser abrigada em casa de parentes depois que uma árvore caiu sobre sua residência destruindo o telhado. Ninguém se feriu. Os casos de destelhamento aconteceram no Parque São Pedro, Quintinha, Cidade de Águeda, Cimbrazém, Banhado Silveira, Parque Marinha, Maria dos Anjos. O vento de 90 km/h derrubou postes na Ilha dos Marinheiros, Maria dos Anjos e Banhado Silveira. Também foram registrados danos na sinalização vertical de trânsito em alguns pontos.
Conforme a Defesa Civil a água baixou na maior parte de cidade, especialmente no Centro. Neste início de manhã o maior volume de áreas alagadas se concentra no Cassino e bairros próximos, onde a maré alta impede o escoamento da água das valetas e ruas.
Em Pelotas, o temporal promoveu a interrupção no trânsito em algumas vias. Foram registradas quedas de árvores em alguns locais, como no Calçadão Central. Nesta manhã, UBS Cascata com atendimentos suspensos em função da falta de energia elétrica e avenida Zeferino Costa está com trânsito interrompido após o aterro sanitário. No Transporte Coletivo Rural, a linha Moreira/Gama está suspensa e no urbano, algumas linhas estão com atrasos.
Falta de Luz
Conforme a CEEE Equatorial aproximadamente 80 mil clientes permanecem sem energia elétrica em todo o sul do Estado após o temporal com ventos de até 90km/h, descargas elétricas e chuva de granizo. Equipes estão, desde o início das intempéries, de prontidão para normalizar o fornecimento o mais rápido possível.
Pela região – Informações da Defesa Civil Regional
Arroio do Padre, Arroio Grande, Chuí, Herval e Turuçu
Chuva e vento forte, mas sem danos.
Canguçu
Chuva, vento e granizo, mas sem ocorrências graves.
Jaguarão
Em Jaguarão chove forte e também venta bastante, rio Jaguarão em elevação.
Morro Redondo
Chuva forte com muito vento, árvores caídas.
Pedras Altas
Árvores derrubadas pelo vento.
Pedro Osório
Vento derrubou postes e árvores na ERS 706 obstruindo o trânsito.
Pelotas
Muitas árvores caídas na cidade, alagamentos e falta e energia. Não há registro de desalojados ou desabrigados.
Pinheiro Machado
Alagamentos de ruas e casas.
Santa Vitória do Palmar
Quatro residências foram destelhadas e atendidas pela defesa civil local com a entrega de lonas
Com informações da Assessoria de Imprensa