Rio Grande: Prefeitura e Comunidade Terapêutica assinam convênio para acolhimento de cavalos abrigados no Camping Municipal

Assinatura foi realizada no início da semana. (Foto: Divulgação)

Na terça-feira (4), Dia Mundial dos Animais e de São Francisco de Assis, a Prefeitura do Rio Grande firmou um convênio com a Comunidade Terapêutica Vida Nova para o acolhimento dos cavalos abrigados no Camping Municipal. A assinatura foi realizada na sede da comunidade e contou com a presença do prefeito Fábio Branco (MDB), a secretária da Causa Animal Laura Fagundes e o incentivador da parceria, vereador Julio Cesar (MDB).

Atualmente, a instituição atende 45 homens maiores de 18 anos que estão em processo de tratamento para dependência química. Por meio desta parceria, estes animais recolhidos pela Secretaria da Causa Animal que sofreram maus tratos, serão cuidados e também servirão como ferramenta terapêutica na recuperação dos pacientes através da Equoterapia.

De acordo com o Presidente da Instituição, Leonardo Estima, a iniciativa é benéfica a todos os envolvidos. Esta é uma maneira de reforçar a importância social da Comunidade e abrir portas para novas terapias auxiliares como a Equoterapia e outras possibilidades de aprendizado de cuidado mútuo e respeito à vida. Leonardo ainda afirma que a participação do vereador Julio Cesar foi essencial para que esta parceria se firmasse.

“O vereador foi um importante elo entre a Prefeitura e a Comunidade. O Julio nos visitou várias vezes e foi sensível a entender nossas demandas e as possibilidades da Prefeitura. Nunca havíamos pensado em algo neste sentido e o vereador nos possibilitou esta proposta” diz.

Já o Chefe do Executivo avalia o convênio como uma garantia para a Prefeitura e a Secretaria de que os animais estarão sendo bem cuidados e que é também uma forma de ajudar a Comunidade Vida Nova que realiza um excelente trabalho.

“É muito importante para nós, no Dia Mundial do Animal, podermos realizar esse gesto tão importante. Conciliar o cuidado às pessoas e aos animais é uma ação muito gratificante e que desejamos ampliar. Tudo isso depende da união de esforços e o vereador Julio Cesar tem um papel muito importante neste processo. Ele foi um lutador para que o convênio saísse, sempre destravando e desburocratizando os processos” afirma Branco.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome