
Durante a semana, os níveis de elevação da Lagoa dos Patos apresentaram oscilações no município. No boletim informativo da quarta-feira (29), o índice voltou a baixar, chegando a ter a menor medição desde o começo das enchentes, com 1,84 metros na tarde de quarta. Isso representa seis centímetros abaixo do cais do CCMar. “Desde o último boletim que nós apresentamos, esse dado nos traz um pouco mais de tranquilidade, não de normalidade,” disse o prefeito Fabio Branco (MDB), durante live realizada para apresentar os dados do boletim. Porém, voltou a subir à noite, estando com 1,92 metros – dois centímetros acima do nível do cais.
Ao todo, 482 pessoas estão nos sete abrigos em funcionamento e um abrigo ainda está sendo preparado no Camping Cassino. O número de abrigados diminuiu desde o dia 25, quando eram 603 pessoas. A Prefeitura solicita doações de roupas e calçados para os desabrigados. Já o número de animais resgatados permaneceu estável durante a semana, sendo 989 resgates.
Parte dos serviços seguem suspensos ou com horários reduzidos. O transporte coletivo ainda está funcionando com o itinerário de sábado e veículos extras nos horários de pico. Estão suspensas as linhas Interforos, Barra via Avenida Itália, Rodoviária Vila Maria/FURG, Interdistrital, Quinta/Povo Novo, Interdistrital, Marinheiros/Palma e Torotama. A coleta seletiva continua suspensa em razão que os veículos estão operando junto a Defesa Civil. Já a coleta domiciliar está funcionando normalmente, exceto nas ruas com alto nível de água. A travessia entre Rio Grande e São José do Norte, de lancha e balsa, foi liberada.
Na área da saúde, os postos nas Ilhas da Torotama e dos Marinheiros estão com serviços suspensos. A sede da Secretaria da Saúde está fechada, com serviços parados ou realocados, incluindo a farmácia municipal. Os atendimentos de urgência a gestantes do Hospital Universitário são realizados na Maternidade da Santa Casa e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Consultas de alto risco são agendadas pelo Gercon e realizadas na FURG.
Na quinta-feira (30), a Marinha do Brasil montou uma estrutura de Hospital de Campanha (HCamp) no munícipio. Localizado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque Marinha, o hospital funciona todos os dias, das 8h às 17h. O atendimento é gratuito para adultos e crianças.
O município confirmou cinco casos de leptospirose. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS), foram registradas 15 notificações de pessoas com suspeita da doença. As amostras restantes estão sendo analisadas pelo Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre.