Rio Grande apresenta melhora na situação das cheias

O boletim divulgado pela Prefeitura diz que o município necessita de doações de roupas e calçados para os desabrigados. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande)

Durante a semana, os níveis de elevação da Lagoa dos Patos apresentaram oscilações no município. No boletim informativo da quarta-feira (29), o índice voltou a baixar, chegando a ter a menor medição desde o começo das enchentes, com 1,84 metros na tarde de quarta. Isso representa seis centímetros abaixo do cais do CCMar. “Desde o último boletim que nós apresentamos, esse dado nos traz um pouco mais de tranquilidade, não de normalidade,” disse o prefeito Fabio Branco (MDB), durante live realizada para apresentar os dados do boletim. Porém, voltou a subir à noite, estando com 1,92 metros – dois centímetros acima do nível do cais.

Ao todo, 482 pessoas estão nos sete abrigos em funcionamento e um abrigo ainda está sendo preparado no Camping Cassino. O número de abrigados diminuiu desde o dia 25, quando eram 603 pessoas. A Prefeitura solicita doações de roupas e calçados para os desabrigados. Já o número de animais resgatados permaneceu estável durante a semana, sendo 989 resgates.

Parte dos serviços seguem suspensos ou com horários reduzidos. O transporte coletivo ainda está funcionando com o itinerário de sábado e veículos extras nos horários de pico. Estão suspensas as linhas Interforos, Barra via Avenida Itália, Rodoviária Vila Maria/FURG, Interdistrital, Quinta/Povo Novo, Interdistrital, Marinheiros/Palma e Torotama. A coleta seletiva continua suspensa em razão que os veículos estão operando junto a Defesa Civil. Já a coleta domiciliar está funcionando normalmente, exceto nas ruas com alto nível de água. A travessia entre Rio Grande e São José do Norte, de lancha e balsa, foi liberada.

Na área da saúde, os postos nas Ilhas da Torotama e dos Marinheiros estão com serviços suspensos. A sede da Secretaria da Saúde está fechada, com serviços parados ou realocados, incluindo a farmácia municipal. Os atendimentos de urgência a gestantes do Hospital Universitário são realizados na Maternidade da Santa Casa e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Consultas de alto risco são agendadas pelo Gercon e realizadas na FURG.

Na quinta-feira (30), a Marinha do Brasil montou uma estrutura de Hospital de Campanha (HCamp) no munícipio. Localizado no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no Parque Marinha, o hospital funciona todos os dias, das 8h às 17h. O atendimento é gratuito para adultos e crianças.

O município confirmou cinco casos de leptospirose. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS), foram registradas 15 notificações de pessoas com suspeita da doença. As amostras restantes estão sendo analisadas pelo Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome