O Grupo de Planejamento e Gestão do projeto “Levanta, Rio Grande e São José do Norte” realizou mais um encontro nesta quarta-feira (7). Sediado na CDL, a reunião foi utilizada para uma análise e debate sobre o tema legislação municipal, que pode auxiliar tanto na retomada econômica das duas cidades como na construção de um desenvolvimento constante e perene. As ideias, sugestões e dúvidas que surgiram após o encontro serão levadas tanto para os poderes executivos quanto para legislativos.
O “Levanta” está observando atitudes de outros municípios no campo legislativo para buscar referências de como ampliar a competitividade e o espaço de desenvolvimento comercial. Além disso, também estão sendo estudadas medidas que possam ser propostas de alívio financeiro, que garantam a manutenção de empregos e de negócios, principalmente, depois da queda abrupta do mercado após as inundações de maio de 2024.
Ao longo da reunião, os membros comemoraram a aprovação do projeto que criou o Programa de Incentivos Fiscais da Área Central do Rio Grande — PIFAC-RG. Agora, os membros irão buscar informações sobre como a legislação será aplicada, para facilitar o acesso à informação de interessados. Outros projetos, utilizados em municípios como Porto Alegre, por exemplo, também foram abordados. Sobre o tema, o Grupo de Planejamento e Gestão deve aprofundar as análises e conversas com o poder público no intuito de aproximar os comerciantes dessas legislações, aprofundando questões de aplicabilidade e novas sugestões.