Rio Grande: Projeto leva aos jovens conhecimentos necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional

Evento Presencial em Triunfo/RS. (Foto: Divulgação/Projeto Preparar)

Com a intenção de promover transformação social por meio da aprendizagem, as fundadoras da Pipa Ideias, Andressa Camargo e Luísa Viegas Andrade, desenvolveram o Preparar, programa de aprendizagem para adolescentes. “Por meio do programa, disponibilizamos conteúdos importantes mas que não costumam chegar até os jovens, e tudo com um olhar sensível, cuidadoso e coerente com a realidade. Entre os temas estão empreendedorismo, empatia, autoconhecimento, tecnologia, sustentabilidade e finanças. Temos parcerias com empresas que buscam incentivar a educação e escolhem o Preparar como parte da responsabilidade social da organização”, explica uma das CEOs da Pipa Ideias, Luísa Andrade.

A intenção é proporcionar aos jovens um contato maior com o autoconhecimento. Sendo assim, os conteúdos são preparados em um formato educativo e apresentados de modo lúdico e descontraído. “Dessa forma, buscamos colaborar com a diminuição da desigualdade social e fortalecer a formação empreendedora de cada um, oferecendo ferramentas para o empoderamento”, ressalta Luísa. As empresas apoiadoras podem escolher escolas, ONGs ou instituições beneficentes, para entregar os conteúdos do Projeto Preparar, ou apoiar o projeto de forma geral, visando entregar os temas abordados para ainda mais jovens em todo país.

Preparar Digital

Em 2020, as sócias ampliaram a iniciativa, que acontecia apenas presencialmente em Porto Alegre, e criaram o Preparar Digital: uma plataforma online com todos os conteúdos abordados no programa, com aulas gravadas por especialistas para atender os alunos também de forma digital. A proposta é oferecer uma ferramenta que apoie às escolas, disponibilizando temas complementares para uma aprendizagem transformadora. “Em três anos de atuação, focamos em produzir conteúdos relevantes para jovens. Agora, com o patrocínio da Braskem, estamos ampliando o número de estudantes e escolas atendidas, por isso conseguimos entregar a plataforma aos jovens de Rio Grande e de outras cidades também. Estamos atendendo jovens do Senac e buscando ampliar o atendimento para jovens de Escolas Públicas e de outras instituições da região”, conta a outra CEO da Pipa Ideias, Andressa Camargo.

Sobre a Pipa ideias

Fundada em 2017 pelas publicitárias e empreendedoras sociais Andressa Camargo e Luísa Andrade, a Pipa Ideias foi criada com o objetivo de desenvolver iniciativas de impacto social próprias e para empresas. Tem como propósito colaborar para a transformação, participando de um movimento global que visa criar iniciativas de impacto positivo com potencial de escala, alinhadas aos Objetivos da ONU. Entre os serviços prestados pela Pipa Ideias, estão treinamentos, mentorias e o desenvolvimento de ações de responsabilidade social personalizadas de acordo com os nichos e intenções das empresas, que estão aumentando suas demandas de responsabilidade social, tornando-se cada vez mais conscientes. A Pipa entende as demandas dentro das empresas parceiras e desenvolve projetos de impacto positivo desde a ideação até a execução. Além disso, o programa Preparar, iniciativa própria da Pipa, pode se tornar parte da responsabilidade social de outras organizações, atendendo às instituições desejadas ou então buscando novas instituições para a ampliação do impacto. Saiba mais pelas redes sociais: @pipaideias.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome