Presidente do IPE Saúde visita municípios da Zona Sul

Chefe de gabinete Rafael Amaral com o presidente do IPE Saúde, Júlio César Vieiro Ruivo e o diretor do JTR, Adilson Cruz (Foto: Vitória de Góes/JTR)

Na última semana, o novo presidente do IPE Saúde, Júlio César Vieiro Ruivo, esteve na Zona Sul, junto ao seu chefe de gabinete Rafael Amaral, visitando os municípios do interior para ouvir e agilizar demandas de cada região. O objetivo é conseguir durante sua gestão, descentralizar o atendimento da capital e expandir a assistência aos municípios do interior do estado.

Com a pandemia, o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul tem enfrentado o desafio de suprir todas as demandas dos conveniados. Presente em 250 cidades do estado, além dos atendimentos habituais, há uma expressiva demanda no que diz respeito aos tratamentos contra a Covid-19. Junto a isso, o sistema está há mais de um ano com os funcionários trabalhando de forma remota, o que por um lado, dificulta a aproximação com os usuários.

Dessa forma, Ruivo, que iniciou sua gestão em abril deste ano, após realizar um diagnóstico e traçar alguns projetos para a autarquia, decidiu ir à visita de colaboradores com o objetivo de fortalecer o relacionamento, ouvindo cobranças, reforçando parcerias e definindo os próximos passos de gerenciamento do IPE Saúde.

Na última semana, o presidente e seu chefe de gabinete estiveram na Zona Sul do estado visitando alguns municípios e hospitais conveniados. Em Pelotas, os gestores passaram pelo Hospital Beneficência Portuguesa, seguido pelo Hospital Espírita e pela Escola Louis Braille. No primeiro, foi firmada a parceria para prestação de serviços na área de hemodiálise, enquanto nos demais foi discutida a possibilidade de novas parcerias para o atendimento de pacientes portadores de necessidades especiais, principalmente na área da oftalmologia. “A gente passa por um momento complicado que é a pandemia, e o IPE tem sido um grande parceiro do SUS, porque quando o IPE está fortalecido, normalmente ele acaba aliviando as demandas do SUS, uma coisa puxa a outra”, explicou Ruivo quanto à necessidade de fortalecimento do sistema.

Além disso, uma das principais propostas da gestão é a criação de postos avançados de atendimento aos usuários que encontram-se mais distantes da capital, como é o caso de Arroio Grande e Jaguarão, e futuramente, se estendendo para mais municípios do interior.
“Tem sido muito enriquecedor as sugestões que a gente tem recebido, além das queixas de dificuldades que os usuários estão enfrentando. Sabemos que temos que melhorar no setor de consultas e exames quando diz respeito ao tempo de espera para agendamentos e também da disponibilidade de especialistas em alguns locais”.

Nas próximas semanas, o presidente deve continuar as suas consultas quanto às principais demandas do IPE para agilizar e otimizar o atendimento aos gaúchos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome