Região Sul apresenta potencial para produção de uva

Foto: Divulgação

A uva é uma das principais frutas produzidas no Rio Grande do Sul, sendo que a Região Sul trabalha no sentido de mostrar a potencialidade de produção. Atualmente, o fruto está no período de frutificação e logo estará para comercialização, principalmente nos municípios de Pelotas e Rio Grande, considerados grandes centros consumidores.

De acordo com o Censo Frutícola da Emater-RS, elaborado neste ano, há 111 unidades produtivas divididas entre Pinheiro Machado, Pelotas, Canguçu, Morro Redondo, Piratini, São Lourenço do Sul, Pedras Altas, Rio Grande, Amaral Ferrador, totalizando 207,30 hectares e 2.547,50 toneladas da produção para destino comercial.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater Regional, Evair Ehlert, a região também conta com a viticultura em ambiente protegido com cobertura plástica nas cidades de Canguçu, São Lourenço do Sul e Pelotas, beneficiando a qualidade da fruta.

Também há produções domésticas, para fins de abastecimento familiar. Além disso, a região conta com potencial de ampliação das áreas cultivadas com uvas comuns, bem como o número de famílias viticultoras envolvidas.

Na região de Pelotas, atualmente, há cinco vinícolas legalizadas com elaboração de vinhos e sucos nas propriedades e agroindústrias, com oferta regular para os mercados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome