Plantio da soja na região poderá atingir mais de 420 mil hectares

A produção esperada é de 1.155.391 toneladas do grão, que começa a ser colhido no mês de abril do ano que vem. Foto: Reprodução/Internet

Produtores de soja da região ainda em finalização do plantio aproveitando a umidade presente no solo. Estão semeadas 94% das áreas planejadas para a safra 2020/2021, com expectativa de semear 420.757 hectares nos 22 municípios da Zona Sul do estado. A produção esperada é de 1.155.391 toneladas do grão, que começa a ser colhido no mês de abril do ano que vem.

Alguns municípios já encerraram o plantio e os demais tinham a expectativa de concluir a semeadura até a proximidade do Natal. Segundo informações do engenheiro agrônomo da Emater Regional, Evair Ehlert, os produtores estão conseguindo escalonar os plantios e semearam cultivares com graus de maturidade diferentes, desde as precoces até as de ciclo mais longo. Nas áreas já semeadas, 92% estão em desenvolvimento vegetativo, com bom estande de plantas, e 8% estão em início de florescimento. Não há ocorrências significativas de pragas e doenças.

Recentemente, a ocorrência de chuva de granizo atingiu área aproximada de três mil hectares em Morro Redondo, nas localidades de Reserva, Afonso Pena, Colorado, Açoita Cavalo e Passo do Valdez. O impacto econômico ocorrido na cultura foi pequeno devido ao seu estágio, que permite o restabelecimento. Os preços pagos esta semana aos produtores têm como referência o valor de R$ 150 pelo saco de 60 quilos.

Os destaques na intenção de plantio vão para os municípios de Jaguarão e Canguçu, com 45 mil hectares cada um e Pedras Altas com 44,2 mil hectares. O período de semeadura de dezembro não é o preferencial dos sojicultores, mas em razão das restrições de umidade do solo, logística e capacidade de semeadura, se necessário for, os sojicultores concluem os plantios no final do ano. A cultura da soja está presente na agricultura familiar e na Região Colonial dos Municípios da região e também em grandes propriedades, na rotação com o arroz.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome