Emater/RS-Ascar se manifesta sobre ação realizada em frente à Assembleia Legislativa

Emater/RS-Ascar se manifesta sobre ação em frente à Assembleia Legislativa. (Foto: Kesya Vidal/Ascom Emater/RS-Ascar)

Em nota à imprensa, Emater/RS-Ascar se manifesta com relação à ação realizada nesta quarta-feira (17), em frente à Assembleia Legislativa, referente ao Ato Estadual em Defesa da Extensão Rural Pública do RS e alusiva à Semana Nacional de Luta Pela Valorização da Extensão Rural Pública e Governamental.

De acordo com a nota, a entidade Oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social do Estado do Rio Grande do Sul considera justa e necessária toda e qualquer manifestação em favor das entidades que promovam o desenvolvimento sustentável em todos os recantos brasileiros.

Além disso, a Emater/RS-Ascar afirma ter sua atuação focada na assistência social rural e extensão rural, que vai desde a acolhida das famílias rurais e suas particularidades até a estruturação de redes de apoio para que se tornem protagonistas do desenvolvimento sustentável nos territórios em que vivem, com autonomia, renda, qualidade de vida, preservação do meio ambiente e estimulo à permanência do jovem no meio rural.

Reforça ainda que para executar estas ações de forma planejada, continuada e gratuita, a Instituição possui contrato com o Governo do Estado, que representa 77,25% do seu orçamento anual. Também compõe o orçamento da Instituição os contratos com os governos municipais (14,38%), Federal (0,40%) além do Crédito Rural, Seguro Agrícola e Classificação e Certificação de produtos vegetais que representam 7,97%.

Também relembra que, em outubro de 2023, foi realizado o Processo Seletivo Externo para a contratação de novos extensionistas rurais agropecuários e sociais. Ainda, informa que a Instituição iniciou neste mês a contratação destes empregados em uma ação que visa qualificar ainda mais o atendimento às famílias assistidas.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome