No dia 1º de junho, na localidade de Capororocas, município de Tavares, ocorreu uma
atividade de formação aos agricultores, com intuito de associarem de forma sustentável a
produção de cebola e irrigação à conservação do solo e da água, com a participação de 45
cebolicultores, na propriedade do agricultor Rui Lemos.
Foram abordados os seguintes temas: “Irrigação e manejo com conservação do solo e água”; “Importância e manejo da irrigação na cebola” e “Identificação da matéria orgânica no solo e infiltração de água”. Os instrutores foram: Eng. Agr. da Emater/RS-Ascar, Fernando Luiz Horn; Eng. Agrícola da Embrapa Clima Temperado, Carlos Reisser Junio e Eng. Agr. da Emater/RS-Ascar, Sarah Fiorelli de Carvalho.
As atividades integraram o I Seminário Municipal do Meio Ambiente, promovido pela
Prefeitura Municipal de Tavares e Secretarias Municipais, em Tavares, de 01 a 03 de junho, com a temática “Uma só Terra – vida sustentável em harmonia com a natureza”, com apoio da Emater/RS-Ascar de Tavares, Sindicato Rural e Embrapa Clima Temperado.
O agricultor Rui Miguel Lemos disse que iniciativas assim “despertam o conhecimento
e ensinam a tratar de maneira adequada as questões da terra e o produto que ela oferece.
Momentos assim reforçam as relações de respeito e preservação ao meio ambiente”.
No dia 02, a reunião que tratou sobre produção de cebola orgânica teve a presença do grupo organizado majoritariamente por quilombolas da comunidade Vó Marinha, os quais demonstraram interesse na produção de cebola orgânica.
O bulbo já é tradicionalmente cultivado no município de Tavares, porém a produção é 100% convencional. Assim, extensionistas da Emater/RS-Ascar levaram até a comunidade informações técnicas de como iniciar o cultivo não somente desta hortaliça, mas de várias outras olerícolas do sistema orgânico. Esse projeto tem apoio financeiro do ICMBio e conta com as parcerias das secretarias municipais de Coordenação e Planejamento e Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento. Participaram 14 pessoas.
Ainda neste dia, foi realizada uma oficina com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fernando Luiz Horn, sobre conservação do solo e da água para estudantes de 7º a 9º ano da E.M.E.F. Isabel Cristina. Momentos de interação dos alunos com a fertilidade do solo. Na ocasião, 20 pessoas estiveram presentes.
As atividades objetivaram lançar um olhar sob a perspectiva da sustentabilidade
econômica, associado ao ambiental, para os produtores rurais, de modo a conhecer e mudar hábitos do cotidiano, melhorando o cuidado com o meio ambiente e, consequentemente, com a saúde. “Afinal, a sustentabilidade é uma busca do uso racional dos recursos naturais sem comprometer o meio ambiente, preservando-o para uso das gerações futuras”, concluiu a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Neiva Borges.