O processo de liquidação extrajudicial foi estendido pelo próximo biênio em Assembléia Extraordinária realizada nessa quinta-feira (7) no Galpão Crioulo da Afuco (Associação dos Funcionários da Cosulati).
Mais de 200 associados, cerca de 150 ativos, aprovaram o Balanço Contábil de abril até 30 de setembro e o Demonstrativo de Resultado de janeiro a setembro de 2019, assim como foi submetido à apreciação e votação o parecer da Auditoria Externa, que concluiu que a estratégia administrativa está correta, enquanto o Conselho Fiscal recomendou a aprovação das contas do período, todos os levantamentos tiveram posicionamento favorável por ampla maioria.
Também foi apresentado o Relatório de Atividades da Cosulati do período de abril a setembro de 2019 e a captação de leite necessária para que a cooperativa atinja o ponto de equilíbrio.
O parecer da Auditoria Externa identificou uma redução de custos superior a R$ 1 milhão nos primeiros nove meses de 2019, que segundo essa apreciação teria sido em consequência das medidas administrativas adotadas no período.
Ainda, a Auditoria independente entendeu ser prudente a captação de um investidor externo para que a Cosulati aumente o fluxo de caixa e com isso regularize os pagamentos principalmente com o produtor associado, o que tem sido o principal objetivo da atual gestão, inclusive durante a assembléia foi apresentada uma negociação em andamento com um grupo investidor da China, o que será possível graças ao credenciamento da Cosulati em julho desse ano pelo Ministério da Agricultura para a exportação do leite em pó para o país asiático.
“Apresentamos de forma aberta o que acontece e o que herdamos na cooperativa, temos reduzido todas as despesas possíveis, mas precisamos de mais leite na planta industrial, o que só será possível com um capital externo para cumprir com nosso associado ativo e resgatar outros que estão na inatividade”, ponderou Almir Mendonça, diretor administrativo.
O comando gestão permanece com o liquidante e diretor administrativo Almir Medonça juntamente com os conselheiros fiscais Jader Jader Kickofel, Darli Kutter e Fernanda Lobo Fernandes.