Os emplacamentos de automóveis e veículos comerciais leves novos avançou em 7,65% em 2019 quando comparado a 2018, totalizando 2.470.005 unidades, de acordo com a Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias. A mudança econômica positiva tem entusiasmado os consumidores que cogitam comprar um carro, mas estavam receosos por conta do movimento negativo do mercado automotivo nos últimos anos. Para auxiliar nesta decisão e entender o desejo dos consumidores, a KBB Brasil, site referência em precificação de carros novos e usados, apresenta os 10 carros que menos e mais perderam valor em 2019 e aqueles que mais foram buscados na plataforma, junto às respectivas marcas.
Baseado no conceito de “depreciação de revenda”, que considera o preço pelo qual os lojistas revenderam os modelos, o estudo abrange todos os modelos 0KM de todas as categorias disponíveis à venda em janeiro de 2019 e quanto valiam no mercado de usados em dezembro do mesmo ano.
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de depreciação.
Menores e maiores depreciações
O método de depreciação possibilita que alguns índices, ainda que a princípio pareçam improváveis, sejam valorizados, ou seja, o valor do veículo usado é mais caro do que do carro 0KM no passado. Uma das explicações para este comportamento é o fato de o veículo ter sofrido uma forte alta, variação do câmbio e o bom posicionamento da marca no mercado.
A análise demonstra o desempenho citado com o modelo Toyota Hilux. O carro passou pela valorização de 0,55% em seu preço, seguido pela menor depreciação do Peugeot 3008 SUV de 1,49%. Já a montadora alemã Volkswagen contou com a dobradinha do Golf e Fox que perderam 3,41% e 3,65%do valor, respectivamente.
Já dentre os carros que mais perderam valor, os dados revelam três modelos da Ford. Em primeiro lugar, o índice de queda em preço do Ford Focus fica em 28,13%, próximo ao modelo Ford Focus Fastback com porcentagem de 25,99%. Enquanto isso, o New EcoSport mostra depreciação de 20,53% em oitava posição. O já conhecido Fiat Weekend ocupa o segundo lugar depreciando 27,80%.
Confira abaixo a relação completa das menores e maiores depreciações de 2019:
MARCA/MODELO |
Menos depreciados: 1º ano de uso |
MARCA/MODELO |
Mais depreciados: 1º ano de uso |
Toyota Hilux |
+0,55% |
Ford Focus |
-28,13% |
Peugeot 3008 SUV |
-1,49% |
Fiat Weekend |
-27,80% |
Volkswagen Golf |
-3,41% |
Ford Focus Fastback |
-25,99% |
Volkswagen Fox |
-3,65% |
Jaguar XF |
-21,94% |
Toyota Yaris Hatch |
-4,08% |
Renault Sandero |
-21,69% |
BMW M5 |
-4,41% |
Fiat Doblo |
-21,23% |
Mercedes-Benz S 560 |
-4,59% |
Citroen C4 Lounge |
-20,83% |
Troller T-4 |
-4,62% |
Ford New EcoSport |
-20,53% |
Honda WR-V |
-4,70% |
Peugeot 2008 |
-18,74% |
Peugeot 5008 |
-5,04% |
Chevrolet Cobalt |
-18,61% |
Os mais buscados
Para compreender os principais interesses do consumidor, o estudo da KBB Brasil traz também insights sobre a busca no setor automotivo, por meio do levantamento dos modelos de carros mais pesquisados no site kbb.com.br.
O popular Chevrolet Onix é destaque na categoria de 0KM mais buscados pelos consumidores. Já a picape Fiat Toro é a segunda colocada, seguida pelo modelo Ford Ka. Quando o assunto é carros usados, o veterano Volkswagen Gol mostra que não sai do gosto dos apaixonados por automóveis. O mesmo acontece com os dois hatchbacks da Fiat, o Palio e o Uno que conquistam as outras duas posições do Top 3 de interesse.
Para entender os demais posicionados no ranking, confira abaixo a lista completa com os modelos mais procurados no site da KBB Brasil:
CARROS NOVOS MAIS BUSCADOS |
CARROS USADOS MAIS BUSCADOS |
MARCA/MODELO |
MARCA/MODELO |
Chevrolet Onix | Volkswagen Gol |
Fiat Toro | Fiat Palio |
Ford Ka | Fiat Uno |
Volkswagen Polo | Toyota Corolla |
Nissan Kicks | Honda Civic |
Honda Civic | Chevrolet Onix |
Toyota Corolla | Ford Fiesta |
Chevrolet Prisma | Ford Ka |
Caoa Chery | Chevrolet Prisma |
Honda HR-V | Fiat Strada |
O site de precificação de carros mostra que no universo das marcas, a Volkswagen (16%) conta com o maior share de buscas dentre veículos novos e a Chevrolet (20%) é o destaque na categoria de usados. Ambas montadoras são seguidas pela Fiat, com 14% e 18% de pesquisa, respectivamente.
MARCAS MAIS BUSCADAS: CARROS NOVOS |
SHARE (%) DE BUSCAS |
MARCAS MAIS BUSCADAS: CARROS USADOS |
SHARE (%) DE BUSCAS |
VOLKSWAGEN | 16% | CHEVROLET | 20% |
FIAT | 14% | FIAT | 18% |
CHEVROLET | 13% | VOLKSWAGEN | 17% |
HONDA | 10% | FORD | 11% |
TOYOTA | 9% | HONDA | 8% |
FORD | 9% | TOYOTA | 8% |
RENAULT | 8% | RENAULT | 6% |
HYUNDAI | 8% | HYUNDAI | 5% |
NISSAN | 6% | NISSAN | 3% |
JEEP | 3% | CITROEN | 3% |
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.