
A Concessionária Nissul Gala Renault lançou em Pelotas o novo modelo da marca. Com o slogan “o novo que muda tudo”, o novo Renault Kardian é um marco para a “virada de chave” da marca e foi oficialmente na quarta-feira (20) em todo o Brasil. O veículo traz novas tecnologias para a linha SUV e já está disponível para test drive e compra.
O Renault Kardian tem quatro versões: Evolution, Techno e Première Edition. Os preços variam entre R$ 112.790,00 e R$ 132.790,00. Desde sua primeira versão, o veículo apresenta motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis velocidades e três modos de condução – econômico, conforto e esporte. Além disso, oferece até 125cv de potência, conforme destaca o gerente da concessionária Nissul Gala Renault Pelotas, Michael Lemos.
Outros diferenciais do novo SUV são a maior distância entre eixos e a maior altura do solo da categoria, proporcionando em torno de 21cm de altura livre com um melhor espaço interno e um porta-mala de 410 litros. Em todas as suas versões, o Kardian é um veículo flex, podendo ser abastecido com gasolina ou etanol. O veículo possui três anos de garantia total ou 100 mil quilômetros rodados.
Entre as novas tecnologias do modelo, estão os seis airbags e as 13 assistentes eletrônicas. Desde sua versão Evolution, o veículo possui assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, quadro de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, retrovisores com ajuste elétrico e ar-condicionado digital.
A versão Tecno acrescenta freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, painel com faixa de revestimento macio, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal. Por fim, a Première Edition ainda apresenta piloto automático adaptativo (ACC, na sigla em inglês), alerta de distância segura e pontos cegos, câmeras de visão 360°, sensores de estacionamento frontais, acendimento automático de faróis, iluminação ambiente, carregador sem fio para smartphones, antena shark e faróis de neblina.
O Kardian está disponível em cinco cores, branco, prata, cinza, preto e laranja – cor de lançamento do modelo. Na versão Techno, há a opção pela escolha de pinturas bi-tom, com a cor escolhida na lataria e o teto na cor preta. Na Première Edition, todos os exemplares são bi-tons, enquanto na Evolution todos são uni-tons.
Além da Princesa do Sul, o novo modelo também foi apresentado nas demais concessionárias do grupo em Cachoeirinha, Canoas, Guaíba e Rio Grande. O carro já está disponível para test drive em Pelotas, sob agendamento ou aguardando presencialmente na Concessionária Nissul Gala Renault, localizada na avenida Doutor Augusto Simões Lopes, n° 6.
A pré-venda do veículo foi encerrada, mas ele já pode ser adquirido, inclusive na loja pelotense, onde o produto está disponível em todas as cores. Há também a possibilidade de negociar o novo modelo com a entrega de um carro usado, sob avaliação na concessionária.

Lemos e demais colaboradores convidam a todos para conhecer e testar o novo modelo, tanto em Pelotas, quanto nas demais unidades na região. “Quem já conhece os produtos da Renault até aqui e conhece o que chegou agora, nota uma grande diferença. Este é um nível acima, com tecnologias que apenas ele tem. Convidamos que as pessoas venham aqui para ter essa nova experiência na prática, no test drive”, acrescenta o gerente.
Reposicionamento de marca
Após dois anos sem novos modelos, a Renault retorna com o novo Kardian e a pretensão de estabelecer com ele um novo posicionamento de marca. Segundo Michael Bittencourt, diretor de marketing do Grupo Nissul Gala, a empresa está deixando de investir no lucro por grande volume de produtos mais baratos para apostar em veículos com mais tecnologias, como as que já estão sendo vistas no Kardian, as quais diferenciam seus modelos entre os das demais marcas do mercado.
Além disso, a empresa francesa tem apostado em sua linha de produção. O Complexo Ayrton Senna, no Paraná, conta com quatro fábricas estilo Indústria 4.0 com quase 100% de seus processos automatizados, sendo um dos maiores complexos industriais do país. De acordo com Lemos, a Renault está investindo um total de R$ 3 bilhões no mercado brasileiro, que é o segundo maior da marca, atrás apenas do mercado francês.
Além do Kardian, estão previstos outros seis novos lançamentos até o ano de 2027, entre veículos a combustão, híbridos e elétricos. “O Kardian é o modelo que marca essa virada, então é desse nível de tecnologia e inovação para mais”, garante Bittencourt.
A Renault é uma marca pioneira. O Grupo Nissul Gala é concessionário da montadora desde 1999, quando foi criado, em Pelotas, e depois instalou-se em outras oito cidades. “O grupo todo tem essa força por causa da Renault, é o marco zero do grupo. Hoje, são 22 lojas entre concessionárias de carros novos e seminovos, de automóveis e motos”, explica Bittencourt.