O temporal que atingiu o Estado durante esta semana deixou estragos em vários municípios gaúchos. Na Zona Sul do Estado, quatro municípios podem decretar situação de emergência por causa das chuvas intensas, Pedras Altas, Canguçu, Piratini e Cristal. A informação é do coordenador regional adjunto da Defesa Civil, sargento João Carlos Domingues. Segundo ele, devido às condições das estradas na área rural estão suspensas as aulas nos municípios de Canguçu, Piratini, Santana da Boa Vista, Capão do Leão e Cristal. Ações de ajuda a famílias atingidas são realizadas pelas prefeituras dos municípios.
As equipes de Pedro Osório e Cerrito monitoram o Rio Piratini, que até a quinta-feira (31), estava dez metros acima do nível e subindo. Segundo o coordenador, ao atingir 13,80 metros a água chega nas primeiras casas. “O nível da água do arroio São Lourenço do Sul, também é motivo de preocupação”, disse. Em Pedro Osório, a Ponte da Orqueta que liga o município a Piratini está sem travessia. Há barragens sendo monitoradas em Camaquã e Arroio Grande. A travessia de balsa para as ilhas da Pacheca e Santo Antônio está suspensa, em Camaquã.
No interior de Canguçu, há uma ponte caída, e 11 pontilhões com danos. A maior estrutura afetada, e possivelmente o maior prejuízo público, foi a ponte que liga a Colônia Palma, 5° Distrito de Canguçu, à localidade de Faxinal, no interior de São Lourenço do Sul. Inaugurada em 2016, a ponte apresentava problemas desde a sua construção e era motivo de alerta pelos moradores.
Em Piratini, devido às condições das estradas, as aulas foram suspensas em oito escolas, o que afetou 700 alunos e em Canguçu, as aulas estão suspensas em três escolas, afetando 300 alunos.