
O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), foi escolhido, nesta quinta-feira (27), para substituir a ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), na presidência da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
Madruga, que cumpre o segundo mandato como prefeito, assume a Associação pela primeira vez prometendo uma gestão pautada pela resiliência, resistência e muito diálogo. “Não vamos recuar, não vamos nos curvar para negativas com relação a direitos dos municípios da Zona Sul e dos contribuintes. Somos uma região que precisa de um olhar diferente, precisamos de mais equidade nas políticas públicas e investimentos estaduais e federais”, declarou.

Entre as pautas consideradas prioritárias pelo novo presidente da Azonasul estão garantir o custeio da Santa Casa de Rio Grande, conseguir a ampliação da oferta de atendimentos de traumatologia, o conserto da ponte do Sabugueiro em Pinheiro Machado e fazer a mediação com o governo estadual sobre a exigência de que os municípios precisam aderir ao Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE/RS) para assinar outros convênios estaduais.
A questão do transporte escolar foi a primeira a ser abordada pelo novo presidente que sugeriu – e conseguiu aprovação do demais prefeitos – enviar ao governador Eduardo Leite (PSDB) um pedido para que suspenda por 180 dias a exigência de adesão ao PEATE/RS para a liberação do Certificado de Habilitação em Convênios (CHE), documento obrigatório para que as prefeituras possam firmar convênios com o governo estadual.
Conforme Madruga, 13 municípios do Rio Grande do Sul não aderiram ao PEATE/RS e, atualmente, estão impossibilitados de firmar outros convênios. A recusa em aderir ao programa, de acordo com o presidente da Azonasul, recai sobre o déficit gerado para as prefeituras ao assumirem o transporte de todos os alunos da rede estadual. “O meu município fica deficitário em R$ 728 mil, Piratini em mais de R$ 1 milhão. Não somos contra o convênio, só que não podemos tirar dinheiro do cofre do município para colocar numa necessidade que é a obrigação do Estado”, justificou.
Presente na reunião, a ex-prefeita de Pelotas e atual secretária estadual de Relações Institucionais afirmou que discutirá com o governador o pedido da região e acredita em uma solução a curto prazo para os problemas de adesão ao programa do transporte escolar.
Paula promete seguir defendendo pautas regionais
As últimas manifestações de Paula como dirigente da Azonasul foram de agradecimentos à equipe técnica da entidade e aos prefeitos que integraram a associação nos últimos quatro anos. Ao fazer um balanço de sua gestão, iniciada em janeiro de 2024, Paula destacou as dificuldades enfrentadas pela região nas enchentes de maio e a criação da Agência de Desenvolvimento da Zona Sul.
“Foi um ano atípico e difícil porque enfrentamos a crise climática que atingiu duramente alguns municípios, como São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande. Mas ao mesmo tempo, nós conseguimos lançar aquele que era o nosso objetivo: a Agência de Desenvolvimento. E temos tido uma receptividade muito boa para essa iniciativa junto ao governo do Estado e acredito que pode se tornar um case muito positivo, porque o governo vê como uma excelente oportunidade a criação de agências regionais. Então, pode ser que a nossa possa inspirar outras e fico muito feliz de ter conseguido implementá-la”, disse.

A estruturação da agência é, para Paula, o próximo e decisivo passo a ser dado. E para isso, a secretária deve permanecer à frente do órgão ainda durante os próximos meses.
“A gente deixou ela muito leve e não fechou o estatuto para poder, na experiência real, entender qual é o melhor perfil jurídico para a agência. Então, vamos tentar, junto com o governo do Estado, através do Investe-RS, definir isso e, aí sim, criar um estatuto. Depois disso, devo passar adiante também essa missão”, afirmou.
Frente à Secretaria Estadual das Relações Institucionais, Paula afirma que estará perto dos municípios e dos prefeitos para buscar soluções aos problemas de cada região. Dentro deste contexto, a gestora ressalta a importância de associações como a Azonasul. Discutir o enfrentamento dos efeitos das crises climáticas é apontado por Paula como uma das pautas prioritárias da sua secretaria neste ano.

Confira a chapa da nova gestão da Azonasul:
Presidente – Ronaldo Costa Madruga (PP), Pinheiro Machado;
1º vice-presidente – Arion Luiz Borges Braga (PP), Canguçu;
2º vice-presidente – Garlenano Alves da Silva (MDB), Santana da Boa Vista;
1º secretário – Darlene Torrada Pereira (PT), Rio Grande;
2º secretário – Marcos Vinicius Godoy de Aguiar (PSDB), Aceguá;
1ª tesoureiro – Celso Vieira Silveira (PP), Herval;
2ª tesoureiro – Plinio Vizeu Pereira Neto (PDT), Arroio Grande.
Conselho Fiscal
1 – Viviane Maria Avila de Albuquerque (PP), Pedras Altas;
2 – Jose Flávio Vieira de Vieira (PP), Cerrito;
3 – Neromar de Araújo Guimarães (União Brasil), São José do Norte.
Suplentes
1 – Rogério Lemos Cruz (MDB), Jaguarão;
2 – Ricardo Duarte Laves (MDB), Pedro Osório;
3 – Luiz Carlos Folador (MDB), Candiota.




