A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), palestrou, nesta quarta-feira (28), para os tenentes-coronéis da Brigada Militar (BM) na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre. O evento teve como objetivo a apresentação, a oficiais, do Pacto Pelotas pela Paz e seu impacto na queda nos índices de criminalidade no município. Dados de janeiro a julho de 2024, por exemplo, mostram reduções superiores a 80% em crimes como roubo a residências, transporte público e veículos, comparados a 2017, ano de implementação do projeto. Paula ainda recebeu a moeda da Casa Militar do governo do Estado e da Defesa Civil, condecoração em reconhecimento ao trabalho integrado à frente das ações de defesa civil do município.
Convidada pelo coordenador da Defesa Civil Regional, coronel Márcio André Facin, a gestora do município afirmou se sentir honrada por proferir a palestra aos oficiais. “Foi um dos momentos mais honrosos que eu já tive, de apresentar, para essa plateia de vasto conhecimento e experiência, o Pacto Pelotas pela Paz, com seus resultados extremamente positivos, por meio da integração de diversas instituições de segurança em prol de um único objetivo, a proteção da nossa população”, afirmou Paula.
A homenagem prestada durante o evento foi conduzida pelo coronel Facin. O coordenador da Defesa Civil na região destacou o trabalho de integração liderado pela prefeita durante a sua gestão, o que ajudou os agentes de segurança pública a reduzirem, consideravelmente, os índices de criminalidade em Pelotas. Mas, não apenas. Facin lembrou do papel que essa política pública teve durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020 e 2021, e na enchente de maio de 2024. “A integração que a prefeita Paula consolidou e intensificou na cidade foi imprescindível para o sucesso do nosso trabalho, tanto na pandemia do coronavírus, como na crise climática. Por isso, também, a homenagem”, explicou o coronel.
Sobre o Pacto Pelotas pela Paz
O Pacto Pelotas pela Paz é um Plano Municipal de Segurança Pública com objetivo de fomentar a cultura da paz e estimular, entre as instituições, uma visão de combate à violência de forma preventiva, proativa e multidisciplinar, com ações integradas, baseadas em evidências científicas e com prestação de contas.
A iniciativa é contemplada com cinco eixos atuantes: Policiamento e Justiça, Fiscalização Administrativa, Tecnologia, Urbanismo e Prevenção Social.
Veja mais imagens do evento:
Créditos: Rodrigo Chagas