O nível do canal São Gonçalo voltou a subir na tarde desta terça-feira (14) e atingiu 2,70 metros na medição das 17h, chegando posteriormente a 2,72 metros na aferição das 18h.
Medições da tarde:
- 13h – 2,64 metros
- 14h – 2,66 metros
- 15h – 2,68 metros
- 16h – 2,68 metros
- 17h – 2,70 metros
- 18h – 2,72 metros
À meia-noite, o índice foi de 2,62 metros – medição que se manteve até pelo menos às 4h. Já às 7h, o nível subiu para 2,64 metros – o mesmo índice das 9h e das 10h. Já às 12h, a aferição alcançou 2,66 metros. Por conta da oscilação, a Prefeitura não é recomenda que moradores retornem às suas residências.
Já a medição do nível da Lagoa dos Patos apresenta dificuldade por conta do transbordo no Laranjal. O escoamento da água pelas ruas dá uma falsa impressão de diminuição dos níveis pela régua do trapiche no Balneário Valverde.
Durante a live desta manhã, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) comentou sobre a estabilidade dos níveis do São Gonçalo e da Lagoa dos Patos em virtude da direção favorável do vento no quadrante sudoeste – o que empurra a água da lagoa para o norte e ajuda no escoamento da água na cidade. A partir dos dados compartilhados pelos meteorologistas e hidrólogos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi identificado que as mudanças na orientação do vento contribuíram para um cenário momentaneamente positivo para o município.
Em razão das condições meteorológicas favoráveis neste momento, a Prefeitura atualizou o mapa de risco para inundação. Algumas áreas que estavam em zona vermelha – o que indicava evacuação imediata – agora voltam para a cor laranja, que aponta zona em alerta.
Regiões que voltam para a zona em alerta (laranja):
- Vila Farroupilha
- Parte alta do Simões Lopes
- Parte alta do canal São Gonçalo
- Recanto de Portugal
- Vila Assunção
- Parque Una
- Umuharama
- Região do shopping
Regiões que seguem na zona de risco (vermelho):
- Costa do arroio Pelotas
- Charqueadas
- Doquinhas
- Mário Meneghetti
- Estrada do Engenho
- Parte baixa do canal São Gonçalo
- Doquinhas
- Simões Lopes (fundos)
- Laranjal (Santo Antônio e Valverde)
- Pontal da Barra
- Colônia Z3
- Marina Ilha Verde
- Village Center JK
- Pântano
A perspectiva dos meteorologistas é de que os ventos sejam favoráveis pelo menos até quarta-feira (15). Depois, o vento deve diminuir e as águas que estão escoando para o norte da lagoa devem voltar para o sul de forma gradual e lenta.
A prefeita destacou que mesmo com o atual cenário mais otimista, ainda não é o momento de relaxar e voltar à normalidade. “Seguimos em alerta absoluto, porque assim como as coisas mudaram pra melhor agora, elas podem ser alteradas em dois, três dias e mudar pra pior de novo”, ressaltou Paula.
“Hoje, nós temos uma notícia um pouco melhor, uma notícia que nos dá um certo alívio, mas pode ser um alívio momentâneo. Então, fiquem atentos, fiquem em alerta! Não pensem que passou porque efetivamente não passou. Nós vamos ter outros momentos pela frente”, completou.

Veja o mapa completo AQUI!
Abrigados
No último balanço divulgado nesta manhã, 745 pessoas estavam em abrigos municipais, de acordo com dados da Secretaria de Assistência Social (SAS).
Confira:
- Colônia Z3: 47 famílias, 149 pessoas;
- Laranjal: 45 famílias, 152 pessoas;
- Antiga AABB: 49 famílias, 139 pessoas;
- Esef: 66 famílias, 146 pessoas;
- Santa Teresinha Futebol Clube: cinco famílias, 21 pessoas;
- Cenáculo: 16 famílias, 52 pessoas;
- CAVG: 40 famílias, 86 pessoas.
Já o total de abrigados entre abrigos públicos e particulares era de 3.077 pessoas às 17h38, segundo o site AbrigosRS.
Em caso de urgência, ligue: 153 ou (53) 99113-8478 da Guarda Municipal, 190 ou (53) 98416-5023 da Brigada Militar ou 193 do Corpo de Bombeiros.
O município está em estado de calamidade pública desde a segunda-feira (13), quando Paula assinou o decreto. O documento vai permitir, a quem foi atingido pelas enchentes, o acesso ao fundo de garantia e outros recursos para a reconstrução das perdas no território pelotense.
Por enquanto, as aulas da zona urbana e rural estão suspensas até o dia 20 de maio. Os prazos processuais administrativos e os eventos em espaços públicos pelo prazo de 10 dias.
A maior parte das linhas do transporte coletivo rural de Pelotas retomará a grade habitual de horários, a partir desta quarta-feira (15), com exceção dos horários da linha Bachini, às 21h45 colônia/Centro e às 23h Centro/colônia, que continuarão suspensos.
O transporte coletivo está circulando com a tabela normal de horários, com exceção de áreas que estão no mapa de evacuação. O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, informou que, nesta quarta, a linha Navegantes, com circulação reduzida por atender área evacuada, retornará à grade normal de horários. Continuam com restrições as linhas Parque Una, Cruzeiro, Santo Antônio, Z3 e Balsa/Anglo.
Vias com intervenções em Pelotas até as 18h28:
Bloqueadas totalmente
- Rua das Traíras (Comendador Rafael Dias Mazza)/Areal;
- Rua Júlio de Oliveira Almeida/Areal (entre Ferreira Viana e Jorge Laroque);
- Alberto Rosa, esquina Conde de Porto Alegre (Quadrado);
- Rua Tiradentes, com Estrada do Engenho;
- Rua Capitão Nelson Pereira (Areal);
- Rua Xavier Ferreira/Porto (entre as ruas Benjamim Constant e Almirante Tamandaré);
- Avenida Rio Grande do Sul/Laranjal (entre as ruas Novo Hamburgo e Doutor Antônio Augusto Assumpção);
- Avenida Arthur Augusto Assumpção/Laranjal (entre avenida Rio Grande do Sul e rua Doutor Antônio Augusto Assumpção);
- Rua José Maria da Fontoura/Laranjal – Balneário Santo Antônio (entre Novo Hamburgo e Avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção);
- Avenida Antônio Augusto Assumpção/Laranjal (toda extensão);
- Estrada do Engenho (entre avenida Ferreira Viana e Tiradentes).