MetSul alerta sobre duas massas de ar frio que atingirão o Estado nesta semana

Nesta semana devem ser registradas as menores temperaturas de 2024. (Foto: Divulgação/MetSul)

Neste domingo (23), a MetSul divulgou que duas massas de ar frio estão chegando ao Sul do país. A segunda deve ter um período mais prolongado de temperaturas mais baixas típicas do inverno. A previsão é que essa segunda incursão seja a mais intensa e marque as temperaturas mais baixas de 2024 até o momento.

Uma frente fria irá trazer instabilidade ao Estado já neste domingo (23) com a primeira massa de ar frio, principalmente na metade norte, e se estenderá até segunda-feira (24). O ar frio começa a ingressar pela região sul do Rio Grande do Sul, e se intensifica ao longo da segunda-feira com vento sul e temperaturas mais baixas. Os efeitos serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no sul gaúcho, onde o frio será mais intenso na madrugada de terça-feira (25).

A primeira massa de ar frio não será de grande intensidade e não firmará o tempo por vários dias. Na metade da semana, a chuva deve retornar ao Estado, com possibilidade de temporais isolados. Um centro de baixa pressão trará chuva e trovoadas na quarta-feira (26), avançando para o oceano e se convertendo em um ciclone, sem risco maior para o continente. Este ciclone impulsionará ar mais frio e seco, trazendo temperaturas baixas e frio intenso na madrugada de quinta-feira (27).

Na sexta-feira (28), uma segunda massa de ar frio, de origem polar e forte intensidade, avançará da Argentina e do Uruguai para o sul do Brasil, acompanhada de uma frente fria que trará chuva em diversas regiões gaúchas, especialmente na metade norte. Esta massa de ar gelado cobrirá o estado no próximo fim de semana e atingirá outras áreas do centro-sul do Brasil.

Consequentemente, a temperatura cairá acentuadamente no próximo fim de semana no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. As madrugadas do próximo fim de semana, principalmente a do domingo (30), registrarão as menores temperaturas do ano até agora. O frio persistirá na segunda-feira (1/7), com mínimas muito baixas, incluindo marcas abaixo de zero em muitas localidades. As madrugadas de domingo e segunda-feira poderão ter geada em muitos municípios.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome