JTR adota medidas de prevenção contra coronavírus na produção e circulação do jornal

Parque gráfico está tomando todas as medidas para evitar contaminação nos jornais (Foto: Divulgação/André Ávila)

Entendendo a seriedade do atual momento em que o mundo vive, o Jornal Tradição Regional, priorizando a manutenção da informação, sem prejudicar a saúde de colaboradores e leitores do jornal impresso, adotou medidas de prevenção contra o Covid 19, com objetivo de minimizar a propagação do coronavírus. Recentemente, o JTR lançou a campanha online #jornalismocontraovírus, visando a conscientização dos leitores aos diversos temas que rodeiam a pandemia: higienização das mãos, isolamento social, não compartilhamento de fake news, dentre outros.

Já dentro da redação, colaboradores tem à disposição máscaras, álcool gel e luvas, além de haver restrição temporária quanto às entrevistas, que estão sendo feitas via telefonema ou WhatsApp. A preocupação quanto à saúde também se estende aos leitores. Desde a impressão do exemplar, ainda no Parque Gráfico Zero Hora, quase todo o processo industrial de produção é automatizado.

Em comunicado do Parque Gráfico Jayme Sirotsky, apenas no início do processo, quando uma empilhadeira leva a bobina até a máquina e um funcionário retira a embalagem com o papel, acontece o contato humano. O risco de contaminação dos leitores é minimizado, visto que, para a realização de ajustes necessários à adequação da impressão do jornal, a rotativa descarta cerca de 200 exemplares no início da utilização de uma bobina.

Após isso, o carregamento das edições no interior dos caminhões é feito de forma autônoma, com os exemplares empilhados e amarrados por uma cinta plástica. Uma pessoa responsável pelo empilhamento encosta nas pilhas apenas quando necessário.

Ainda dentro do parque gráfico, há uma intensificação da limpeza de superfícies, portas são mantidas abertas para melhor ventilação, funcionários evitam transitar entre diferentes andares e as escalas de trabalho agora preveem intervalos entre turnos, a fim de evitar encontros entre as equipes. Já em Pelotas, quando inicia a distribuição dos jornais ao município e às outras 12 cidades de abrangência do Jornal Tradição Regional, os distribuidores e entregadores estão tomando todas as medidas de prevenção.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome