Devido às baixas temperaturas no inverno, muitas pessoas ficam com dúvidas em relação aos cuidados com os pets. De acordo com o médico veterinário Gabriel Endrigo Rosa Corrêa, é possível notar alguns sinais comportamentais, indicando que os animais estão com frio, como tremores, buscar locais mais aquecidos, dormir muito, apresentar letargia e deitar mais encolhido.
As precauções devem ser maiores com os filhotes, pois não têm um órgão que se localiza no cérebro, responsável pela regulação térmica, sem esquecer dos pets idosos, por fisiologicamente possuírem uma temperatura corporal mais baixa, em consequência da perda maior de massa muscular e metabolismo lento ocasionado pela idade.
Sobre os banhos, o profissional afirma que podem ser dados semanalmente, caso sejam mantidos os cuidados, como ambiente com temperatura controlada, utilização de água morna e secagem rápida. “A escovação, principalmente de cães de pelos longos, é indicada até três vezes por semana, evitando nós e pelos enrolados que podem acabar retendo umidade”, complementa. Ainda, no período, é indicada a tosa higiênica ou tosas não muito baixas.
Pets podem ter gripes?
A resposta é sim. Conforme Corrêa, os animais podem ter a traqueobronquite infecciosa canina, conhecida como tosse dos canis, por exemplo. É altamente contagiosa e sem o tratamento adequado, pode levar a complicações severas. “O controle desta doença é feito através da vacinação anual, que possui apresentação tanto injetável quanto intranasal”, explica.
Dicas para manter os animais saudáveis e sem frio
Segundo o médico veterinário, a principal maneira de manter o pet saudável é fazendo consultas com profissionais para revisões de rotina e identificação de quaisquer problemas de saúde. Além disso, é necessário buscar uma alimentação de qualidade e balanceada, atrelada à prática de exercícios físicos e uso de brinquedos, evitando que sofram estresse e ansiedade.
A vacinação e vermifugação devem estar em dia, evitando assim qualquer tipo de estresse. No frio, é importante o uso de roupinhas, especialmente para aqueles animais que vivem em pátios e que tenham pelagem curta. Também, os pets não devem ficar expostos em ambientes com muito vento e chuva.