A população respondeu ao chamamento da 18ª Campanha do Agasalho Ecosul: “De um abraço em forma de Agasalho”. Foram 10.126 agasalhos doados pela comunidade do Polo Rodoviário Pelotas. A distribuição das peças foi destinada a 13 instituições de sete municípios da região: Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, Canguçu, Turuçu, São Lourenço do Sul e Cristal. “Mesmo com o formato compacto, em função da pandemia e apenas 30 dias de coleta, tivemos essa resposta positiva com um considerável número de doações”, avalia o coordenador de comunicação institucional da Ecosul, Johny Calegaro. Os agasalhos passaram por uma quarentena de 14 dias para depois serem separados e destinados às entidades que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
Formato
Em 2020 a concessionária realizou uma campanha mais enxuta e com novas possibilidades de arrecadação e a realização de duas ações drive thru – no estacionamento do Macro Atacado Treichel e no Posto do Guga Laranjal. Os pontos de coleta ocorreram nos parceiros da campanha: Macro Atacado Treichel, Postos do Guga, G.Gotuzzo, SESI, Colégio Gonzaga, Montedo Autocenter e lojas da Rede Tchê Farmácias, em Pelotas. Também no Polo Rodoviário Pelotas, nos postos Serviço de Atendimento ao Usuário em Arroio Grande, Turuçu, Canguçu, Capão Seco e Cristal. Na avaliação de Calegaro, mesmo com todas as dificuldades a sociedade não se eximiu de exercer sua solidariedade neste momento de crise mundial. “Nossas expectativas foram superadas e conseguimos destinar as dações a um grande número de entidades, além de colaborar com a Secretaria de Assistência Social (SAS) de Pelotas”, observa.
Histórico
A Campanha do Agasalho da Ecosul é uma das ações de responsabilidade sociais mais longevas da concessionária, com 18 anos de atuação nos meses mais frios da região. A iniciativa tem o objetivo de amenizar a situação de muitas famílias que vivem em vulnerabilidade social e conta com parceiros que disponibilizam pontos de coletas em diferentes locais.
Entidades beneficiadas em 2020:
Secretaria de Assistência Social de Pelotas (SAS) – 1.288 peças;
Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) – Pelotas – 652 peças
Comunidade Graça e Vida – Pelotas – 770 peças;
Casa Made – Capão do Leão – 221 peças;
Paróquia Santa Tecla – Capão do Leão -711 peças;
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – Canguçu – 889 peças;
Asylo do Rio Grande – 783 peças;
Corrente Beija-Flor – Pelotas – 9 cobertores;
Rádio Comunitária Imigrantes – Pelotas – 1.347 peças;
Paróquia São José – Pelotas – 1.565 peças;
Cooperativa Coopetri – Turuçu – 481 peças;
Centro de integração social – Prefeitura Cristal – 901 peças;
APAE – São Lourenço do Sul – 509 peças.




